Processo de beatificação de Hélder Câmara avança no Vaticano
20 de novembro de 2022, domingoA Santa Sé emitiu em 15 de novembro o decreto de validade jurídica do material enviado para o processo de beatificação do arcebispo Hélder Câmara, expoente da teologia da libertação marxista falecido em 1999.
O anúncio foi feito nesta terça-feira, 15, pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, durante o encerramento do Congresso Eucarístico Nacional realizado no Recife.
O Prelado leu o comunicado enviado pelo Ir. Jociel Gomes, postulador adjunto da causa de beatificação.
No texto, Fray Gomes indicava que "a partir de agora solicitaremos a nomeação de um relator e iniciaremos a elaboração da positio , que será posteriormente analisada por comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, para que possam dêem a sua opinião. Com a aprovação dessas comissões, o Papa poderá declará-lo venerável”.
Hélder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909 em Fortaleza (Brasil). Em 1923 ingressou no seminário de Fortaleza, aos 14 anos. Foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1931.
Em 3 de março de 1952, foi nomeado Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano tornou-se um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele serviu como Secretário Geral do Episcopado até 1964.Em 12 de março de 1964, foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife, cargo que ocupou até 1985, quando foi aceita sua renúncia por idade. Segundo o site da Arquidiocese de Pernambuco, Dom Helder Câmara organizou mais de quinhentas comunidades eclesiásticas de base (CEB).
As CEBs surgiram no final da década de 1960 e foram promovidas por pessoas ligadas à Teologia da Libertação.
O arcebispo Hélder Câmara faleceu em 27 de agosto de 1999, no Recife, em decorrência de insuficiência respiratória decorrente de pneumonia. Seus restos mortais estão sepultados na Catedral do Santísimo Salvador del Mundo, em Olinda.
O processo de beatificação de Dom Câmara foi aberto em 2015, após parecer favorável da Santa Sé, conferindo-lhe o título de Servo de Deus. A fase diocesana foi concluída em 2018.
Em maio deste ano, mais documentos foram enviados ao Departamento das Causas dos Santos, incluindo manuscritos e transcrições dos programas de rádio apresentados por Hélder Câmara.
Fonte: ACI Digital
https://www.acidigital.com
Outras notícias Relacionadas Processo de beatificação de Hélder Câmara avança no Vaticano - Blog notícias Fé Católica
- Papa aprova beatificação da Irmã Lúcia
- Acervo de dom Helder Camara é tombado como patrímônio de Pernambuco, reconhecimento
- Processo de beatificação de Odetinha dá mais um passo no Vaticano
- Entra em vigor novo processo para nulidade matrimonial estabelecido pelo Papa Francisco
- Beatificação revela quem era em verdade Mons. Romero, assegura seu vigário geral
- Aberto processo de beatificação de Chiara Lubich