Padre Zezinho
Padre, cantor, catequista
Canais/Redes Sociais:
|
Padre Zezinho
O urgente desejo de ser visto, aparecer e brilhar
Paulo disse que eles, os apóstolos, eram dados em espetáculo ao mundo. (1 Cor 4,9) Falava do que tinha que suportar para levar divulgar o evangelho. Ele mesmo não era espetacular! Não fazia isto para ser famoso. Muitos santos apareciam, não porque subiam ao palco, mas porque estavam no meio do povo e a servir.
Acontece que alguns e algumas querem mais do que isso. Sonham fulgurar! Precisam das luzes dos holofotes sobre si! Não suportam o anonimato. Fazem qualquer coisa para serem vistos. Precisam urgentemente de um diretor espiritual ou de um conselheiro!
Alguns admitem sofrem [ler artigo]
Aparecer demais na mídia e na tv
ALGUEM QUIS saber sobre minha atuação na mídia católica e na WEB. Por que quase não me veem na tela?
Em primeiro lugar, meus respeitos por quem está presente todos os dias e, em certos casos, 8 a 10 horas em vídeos, TV e Rádio. Entendem que é sua missão. E atingem milhões. São mais ousados e corajosos do que eu. Fui e vou só até certo ponto. Paulo foi mais ousado do que outros apóstolos. Alguns padres são como Paulo. Arriscam pescar onde muitos de nós padres pescamos. Meus respeitos a eles!
Meus superiores, porém, nunca pediram isto de mim. Sempre deixaram [ler artigo]
Santos de carne e osso
Há muitos santos modernos agindo em nome de Deus e vivendo uma caridade séria, não fingida, sem caricatura e sem teatralidade. Não parecem santos, mas o são. Guardaram-se para seu Criador, aceitam Jesus, vivem para sua família, para o grande amor de suas vidas, são fiéis à verdade, aos amigos, à palavra dada, e ao seu batismo.
Não têm nem cara nem trejeitos de santos, mas estabeleceram um projeto de vida e o constroem tijolo por tijolo, ato por ato, coerência por coerência. Muitas pessoas nem percebem que eles são santos, porque são gente de carne e osso como nós. Mas uma [ler artigo]
Religiões, devoções e atualizaçôes
Há quatro papas declarados santos nestes últimos 150 anos: Pio X, João XXIII, Paulo VI e João Paulo II. Mas três deles quase não são lembrados, exceto Pio X, porque muitos católicos conservadores seguem o catecismo de São Pio X.
Os santos dos últimos vinte anos são "São Pio de Pietrelcina", São José Maria Escrivá, os dois videntes de Fátima. E o anjo Miguel é o mais invocado!
Os movimentos de piedade costumam escolher e valorizar os novos santos e anjos. Há teologia, psicologia e sociologia nisso!
Poucos deles divulgam os santos mártires destes 150 anos. [ler artigo]
Pregadores cheios de certezas absolutas
Eles acham que sabem o suficiente para falar do Céu e do Inferno e do Pecado com certeza absoluta. Pregam como Sibilas. É aquilo e só aquilo e não pode ser diferente!
Filosofia, Teologia, História, Sociologia e Psicologia, Ética e Moral é com eles. Deitam e rolam no assunto, como se fossem mestres inquestionáveis.
Como os ouvintes não podem revidar, quem ouviu, ouviu , e ponto final. E fica tudo por isto mesmo! O microfone é deles, a câmera é deles.
Mas a maioria deles não passaria num vestibular de grandes Universidades. Motivo: faz tempo que não leem os [ler artigo]
Bater palmas na missa?
As faculdades ensinam, mas não são levadas a sério por alguns celebrantes! Liturgia só funciona quando com sensatez. Depende de onde, quem, quando e por quê!
Alguns bispos e padres permitem e até mandam bater palmas para Jesus . Outros bispos e padres não permitem.
Uns alegam que a Missa é Sacrifício do Calvário. Não se aplaude no Calvário!
Acontece que , depois da Consagração , nós rezamos que a missa é memorial da morte e da ressurreição e da ascensão dele! Também celebramos a vitória sobre a morte.
Então é também uma celebração de alegria. Não é só [ler artigo]
A síndrome do filho único
Poluíram as águas e o ar que respiramos. Fizeram experiências químicas e criaram novos alimentos. Acabaram com as florestas e dizimaram milhares de espécies, de minúsculos a grandes animais.
Jogaram tóxicos nas plantas. Os tóxicos desceram para o solo com as primeiras chuvas. Do solo foram para os rios, dos rios para as lagoas ou para o mar.
Representantes do povo, em muitos países, decidiram que é permitido abortar e também que é permitido casar com pessoa do mesmo sexo. O que dizem os profetas e os religiosos não tem nenhuma importância para eles. Se um grupo quer alguma [ler artigo]
Orar e fazer política
Quando Jesus chamou Herodes de raposa, quando silenciou diante dele, quando enfrentou Pilatos e o seu poder de procurador, quando teve pena do povo com fome e fez alguma coisa por ele, quando enfrentou os vendilhões do templo, quando contou parábolas que questionavam os religiosos do seu tempo, quando defendeu os pobres, quando questionou duramente os ricos, estava fazendo política. Opinou sobre os governantes, respeitou ou enfrentou, mostrou o papel de um grupo religioso, pensou no momento e nas dores do povo e ensinou os seus seguidores a servirem os outros.
O mesmo Jesus que [ler artigo]
Famílias sitiadas
Acabo de escrever e entregar para publicação, um livro com o título “Da família sitiada à família situada”. Fugi da erudição e de longas citações. Há trechos profundos em Jacques Lacan, dezenas de outros autores católicos que consultei e, é claro, no Vaticano II, Puebla e dezenas de encíclicas sociais. A Igreja sempre se preocupou com a situação da família. É uma doutrina exigente! Não se brinca de ser família católica.
Mencionei-os, mas fiz questão de falar direto ao Fernando e à Dolores que, no meio de tanta confusão não sabem mais onde situar a sua [ler artigo]
Cucarachas latino-americanas
Uma inocente canção latino-americana cantada em praticamente todo o continente, fala das baratas: la cucaracha ya non puede caminar, porque le faltan las dos patitas de atrás (a barata já não pode caminhar porque lhe faltam as duas patinhas traseiras).
Transportado para a política, esse é o drama da América Latina. Não aprende com as lições do passado e por isso não consegue avançar para o futuro. Políticos aventureiros se consideram progressistas, ignorando os erros e as conquistas do passado, e por isso levam seus povos a marchar para trás e a avançar, não para frente, [ler artigo]
Jesus, o ecumênico
Quem põe a casa em ordem e respeita a casa alheia é ecumênico. É convicto da sua e respeitoso da outra, mesmo que discorde dela. No evangelho de Lucas, há uma bonita passagem da atitude ecumênica de Jesus. Ele respeitava as pessoas de outra religião e as ajudava.
Um oficial romano que amava o povo judeu e até lhe construíra uma sinagoga, precisou de Jesus. Seu servo caíra enfermo. Alguns amigos aproximaram-se do mestre e disseram: - “Ajuda este oficial romano, porque ele estima nosso povo. Ele até mandou construir uma sinagoga para nós”. (Lc 7, 1-10 ) . Jesus foi [ler artigo]
Católicos não-violentos
Pecaríamos contra Deus e contra a nossa Igreja se, por alguém ter ofendido a Jesus Cristo pedíssemos a sua morte, ou se por alguém ter ofendido a nossa Igreja queimássemos os templos da Igreja dele. Não temos outra escolha senão perdoar e buscar diálogo. Se respondêssemos com violência, vingança e terrorismo estaríamos provando que somos uma igreja violenta, ou pelo menos, que entre nós se tolera grupos católicos violentos.
Os católicos já foram muito violentos. Invadiram paises, queimaram, incendiaram e fizeram escravos. Até bem recentemente grupos políticos como o Eta [ler artigo]
Nuvem só
Uma nuvem que, sozinha, passeava lá no céu, me disse muitas coisas. Eu sei que nuvens não falam, mas eu as imagino falando. Não é porque sou louco, mas porque sou poeta que lhes falo. Deus me deu a capacidade de tirar conclusões até daquilo que não vejo e que não ouço. Estudei filosofia e acredito em sonhos...
Pois bem, a nuvem que sozinha passeava lá no céu, num dia claro de outono, me fez pensar no cidadão sozinho que muitas vezes não é percebido, até mesmo quando ele é o único no pedaço.
Algumas pessoas têm essa capacidade ou sina de, mesmo estando sozinhas, não [ler artigo]
Reformar ou deformar
Bandido é aquele que se associa para cometer crimes. Entra num bando com os lobos em matilha. Seus atos são anti-sociais. Ele e seus companheiros de crime escolhem viver à margem da lei, da qual discordam porque a lei não serve aos seus interesses. Não aceitam viver de acordo com as regras da sociedade que os prendeu e puniu. Punidos, em resposta eles também atacam e punem, atirando pelas costas, sem aviso, na calada da noite, matando os inocentes para punir seus desafetos, sequestrando ou apossando-se da liberdade, dos bens e até mesmo da vida do outro.
Há “eu” demais no [ler artigo]