Papa a bispos: proximidade com povo de Deus é sinal vivo do Evangelho
16 de junho de 2025, segunda
O Papa Leão XIV recebeu em audiência nesta segunda-feira, 16, os bispos de Madagascar que estão em peregrinação jubilar em Roma. Em seu discurso, o Pontífice os exortou a não desviarem o olhar dos pobres.
Ele também destacou a decisão do episcopado de todos peregrinarem juntos. “É um belo sinal de unidade”, afirmou o Santo Padre, recordando ainda o Papa Francisco, que visitou o país africano em 2019 e recebeu os bispos no Vaticano em visita ad limina Apostolorum três anos depois.
Desta vez, prosseguiu Leão XIV, o encontro é motivado pelo Jubileu 2025, e é belo que tenham se tornado “peregrinos de esperança” junto aos fiéis. “Vocês são, antes de tudo, peregrinos da esperança para vocês mesmos: vocês que são pastores, recordaram que são, antes de tudo, ovelhas do rebanho”, frisou.
O Papa acrescentou que, ao mesmo tempo, os bispos se tornaram peregrinos da esperança para o seu povo, de forma que recebam, por meio deles, a graça de caminhar na esperança que é Jesus.
Sinal vivo do Evangelho
O Pontífice também expressou sua felicidade em ouvir histórias de alegrias e provações pastorais que levam com fidelidade. “A proximidade de vocês com o povo de Deus é um sinal vivo do Evangelho. Encorajo cada um de vocês no seu ministério episcopal, em particular a cuidar dos sacerdotes, que são os seus primeiros colaboradores e os seus irmãos mais próximos, bem como dos religiosos que se dedicam ao serviço”, expressou.
Além disso, o Santo Padre deu graças pela vitalidade missionária das Igrejas particulares de Madagascar, herdeiras do testemunho dos santos que, para anunciar o Evangelho, não temeram nem a rejeição nem a perseguição. Neste contexto, recordou o primeiro missionário do país, Henri de Solanges, e o santo mártir Jacques Berthieu.
Leão XIV também exortou os bispos a não desviarem o olhar dos pobres. “Eles estão no centro do Evangelho e são os destinatários privilegiados do anúncio da Boa Nova. Saibam reconhecer neles o rosto de Cristo e que a sua ação pastoral seja sempre animada por uma concreta solicitude para com os mais pequenos”, manifestou.
Por fim, o Papa convidou os presentes a cuidarem da casa comum, preservando a Grande Ilha, cuja beleza e fragilidade a eles foram confiadas. “Cuidar da nossa casa é parte integrante da sua missão profética. Cuidem da criação que geme e ensinem aos seus fiéis a arte de protegê-la com justiça e paz”, pediu o Pontífice.
Fonte: Cançao Nova Not
https://noticias.cancaonova.com
Outras notícias Relacionadas Papa a bispos: proximidade com povo de Deus é sinal vivo do Evangelho - Blog notícias Fé Católica
-
É preciso acolher a vontade de Deus para receber a vida eterna, diz Papa
-
Chega de slogans, é hora de agir contra a fome, conclama Papa Leão XIV
-
A droga e as dependências são uma prisão invisível a combater, alerta Papa Leão XIV
-
Sejam homens de comunhão, com coração aberto e casa acolhedora, pede Papa Leão XIV aos bispos no Jubileu
-
Bispos de todo o mundo celebram o Jubileu em Roma: Um testemunho de esperança e comunhão com o Papa
-
Papa Leão XIV conclama aos jovens que respondam com alegria ao chamado do Senhor