Vaticano confirma a data da próxima Jornada Mundial da Juventude
03 de junho de 2022, sexta
A próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho de 2013. A comissão que organiza o evento é presedida pelo arcebispo Dom Orani Tempesta, que trabalha em conjunto com o comitê central em Roma.
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de centenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.
Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua antepenúltima edição, na Alemanha em 2005, reuniu cerca de um milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."
A Jornada Mundial da Juventude foi celebrada pela primeira vez, de maneira oficial, no Domingo de Ramos de 1986, em Roma. A partir de 1987 e depois, a cada dois anos, como regra geral, organiza-se a Jornada Mundial da Juventude em algum lugar determinado do mundo.
Outras notícias Relacionadas Vaticano confirma a data da próxima Jornada Mundial da Juventude - Blog notícias Fé Católica
-
Exercícios Espirituais da Quaresma no Vaticano, 6ª Meditação: "Renascer"
-
Papa Francisco recebe representantes de Israel e da Palestina no Vaticano
-
Sem deixar de condenar o terrorismo, a mídia do Vaticano torna visível a invasão israelense
-
Ucrânia, parlamento muda a data do Natal para 25 de dezembro e se afasta da liturgia ortodoxa russa
-
Papa Francisco recebe Lula e Janja no Vaticano
-
Padre Fábio de Melo e Rosa de Saron confirmados na edição de 25 anos do Halleluya