Santa Sé reafirma insistentemente a necessidade de eliminar armas nucleares
19 de setembro de 2013, quinta
O Secretário para as Relações com os Estados da Santa Sede, Mons. Dominique Mamberti, interveio o 16 de setembro na 50º Conferência geral da Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA), onde recordou os cinquenta anos da encíclica Pacem in Terris do Beato Juan XXIII, e reafirmou o chamado do Vaticano a realizar um efetivo desarmamento nuclear.
“A Santa Sede compartilha o pensamento e os sentimentos da maior parte dos homens e mulheres de boa vontade que aspiram à eliminação total das armas nucleares. Portanto -disse- queremos utilizar este momento para renovar nosso convite aos líderes das nações, para que ponham fim à produção de armas nucleares e para que não utilizem os materiais nucleares com fins militares para atividades pacíficas”, expressou o Prelado, quem pediu aos assistentes a perguntar-se se “realmente hoje vivemos num mundo mais seguro e mais protegido com respeito a faz algumas épocas”.
Mons. Mamberti indicou que este desarmamento e a não proliferação de armas nucleares são atos fundamentais inclusive desde o ponto de vista humanitário, e fez presente a “profunda preocupação da Santa Sede pela recente e trágica situação de Oriente Médio”.
Nesse sentido reiterou “seu forte apoio nos esforços para instituir uma zona médio-oriental livre de armas nucleares e de todas as outras armas de destruição em massa”.
“As zonas livres de armas nucleares são o melhor exemplo de confiança e segurança, e a afirmação de que a paz e a segurança são possíveis sem a posse de armas nucleares”, afirmou.
Finalmente recordou as recentes negociações sobre o programa nuclear de Irã e reiterou a firme convicção da Santa Sede da utilização de canais diplomáticos para superar as atuais dificuldades e obstáculos “que objetivamente impedem a confiança mútua”.
Outras notícias Relacionadas Santa Se reafirma insistentemente a necessidade de eliminar armas nucleares - Blog noticias Fe Catolica
-
A Igreja é uma reserva ética frente aos desafios da América Latina, cardeal Jaime Spengler
-
Campo Grande sanciona lei que veta homens que se identificam como mulheres em banheiros femininos
-
Papa Leão XIV reafirma compromisso com a paz: “Como pastor, não posso ser a favor da guerra”
-
Brasil teve 23 mil adultos batizados na Páscoa de 2025, disse arcebispo de Santa Maria
-
Luz de Cristo e apelo à paz marcam celebração ecumênica na 62ª Assembleia Geral da CNBB
-
Papa: sem a lei moral, a democracia pode virar tirania




