Papa manifesta pesar pela enésima tragédia em Lampedusa - ilha que visitou meses atrás
03 de outubro de 2013, quinta
“Rezemos a Deus pelas vítimas do trágico naufrágio no largo de Lampedusa.” Com um tuíte, o Papa Francisco manifesta seu pesar pela morte de pelo menos 80 pessoas que tentavam desembarcar na Itália.
Uma embarcação com 500 refugiados pegou fogo e naufragou. A polícia ainda está trabalhando para recuperar os mortos, entre eles uma mulher grávida e duas crianças.
“O mar está repleto de cadáveres. Esta situação não pode continuar”, declarou a prefeita de Lampedusa, Giusi Nicolini.
O Papa Francisco manifestou inúmeras vezes sua preocupação pela situação de milhares de refugiados. Em julho, visitou essa mesma ilha onde, com frequência, se verificam tragédias como a desta manhã. Em setembro, o Pontífice conheceu de perto o Centro Astalli, estrutura romana que acolhe migrantes, administrada pelos jesuítas.
Após a tragédia desta manhã, o Presidente do Centro, Pe. Giovanni La Manna, divulgou um comunicado, em que escreve: “Chega de mortes no Mediterrâneo. Agora é a hora de medidas extraordinárias. Diante da enésima tragédia, a Comissão Europeia e os governos nacionais não podem permanecer inertes. O governo italiano deve pedir imediatamente à Comissão Europeia a ativação de canais humanitários seguros capazes de garantir às vítimas de guerras e conflitos em andamento a proteção internacional”.
Só esta semana, a costa italiana registrou outras duas tentativas de desembarque. Na segunda-feira, 13 pessoas morreram no naufrágio perto da cidade de Scicli.
Esta manhã, 117 migrantes sírios foram salvos nas proximidades de Siracusa, na Sicília.
(BF)
Outras notícias Relacionadas Papa manifesta pesar pela enesima tragedia em Lampedusa - ilha que visitou meses atras - Blog noticias Fe Catolica
-
Igreja é chamada a ser pobre e refúgio para os necessitados, afirma Papa Leão XIV
-
Vaticano define temas que o Papa discutirá com cardeais, liturgia não está na agenda
-
Papa Leão XIV nomeia dom Edilson Soares Nobre como bispo da diocese de Guarabira (PB)
-
Papa Leão XIV reafirma compromisso com a paz: “Como pastor, não posso ser a favor da guerra”
-
Por que calar o Papa?
-
Papa: O coração de Deus está destroçado pelas guerras e pelas injustiças




