Papa Francisco canonizaria à Mãe Teresa durante Jubileu da Misericórdia?

21 de junho de 2015, domingo Papa Francisco canonizaria à Mãe Teresa durante Jubileu da Misericórdia?

O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sede, P. Federico Lombardi, explicou a ACI Imprensa/EWTN Notícias, que “se pode falar como uma hipótese de trabalho” a possibilidade da canonização da Beata Mãe Teresa de Calcutá durante o Jubileu da Misericórdia.“Não há uma data oficial, mas se pode dizer que Congregação para as Causas dos Santos está estudando esta causa”, adicionou o porta-voz da Santa Sede.Os rumores da canonização da beata albanesa começaram depois da publicação do calendário oficial para o Jubileu da Misericórdia. Este Ano Aposentar começará o 8 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Concepción, e se estenderá até o 20 de novembro de 2016, Solenidade de Cristo Rei do Universo.

Segundo o calendário oferecido pela Santa Sede, o domingo 4 de setembro de 2016 se celebrará uma jornada titulada “Jubileu dos voluntários e operadores da misericórdia” em memória de Mãe Teresa, cuja festa se celebra ao dia seguinte, 5 de setembro.

O passado 5 de maio, durante a apresentação oficial do Jubileu da Misericórdia, Mons. Rino Fisichella, responsável principal do evento e Presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização, afirmou que “quem mais do que Mãe Teresa pode ser reconhecida hoje como aquela que viveu as obras de misericórdia, e quem mais do que ela poderia ser capaz de sustentar o compromisso de milhões de pessoas, homens, mulheres, jovens que nas diversas formas de voluntariado expressam a misericórdia da Igreja? Quantas associações vivem esta missão?, por que não poderia ser para eles o 4 de setembro uma oportunidade de encontro? Não vejo a dificuldade”.

Durante mais de 45 anos a Mãe Teresa atendeu a pobres, enfermos, órfãos e moribundos da Índia, ao mesmo tempo que guiava a expansão de sua congregação. Morreu em 1997 aos 87 anos de idade em Calcutá.O milagre que requeria sua beatificação sucedeu em 1998, quando Mónica Besra, uma mulher que padecia um tumor maligno no abdomem sanou de maneira inexplicável. Esta mãe de cinco filhos, contou que tinha sido acolhida em Roma pelas Missionárias da Caridade depois de ter sido desahuciada pelos médicos. O 19 de outubro de 2003 o Papa San JOÃO PAULO II, grande amigo da religiosa, proclamou-a beata desde a Vaga de San Pedro do Vaticano.