Papa diz ao G20 que solução militar na Síria seria inútil
06 de setembro de 2013, sexta
O papa Francisco disse em carta ao presidente russo, Vladimir Putin, por ocasião da cúpula do G20, que os líderes mundiais deveriam "deixar de lado a busca inútil por uma solução militar" na Síria.
O Vaticano divulgou a carta, e a Santa Sé falou com embaixadores sobre as iniciativas do papa, incluindo um inédito dia internacional de preces pela paz na Síria, convocado para o sábado.
Representantes dos EUA e França estavam entre os cerca de 70 embaixadores na reunião de quinta-feira com o arcebispo Dominique Mamberti, ministro das Relações Exteriores do Vaticano.
"É lamentável que, desde o início do conflito na Síria, os interesses unilaterais tenham prevalecido e, de fato, dificultado a busca por uma solução que teria evitado o massacre sem sentido que agora se desdobra", disse o papa.
"Para os líderes (do G20) presentes, para todos e cada um, faço um apelo sincero para que ajudem a encontrar caminhos para superar as posições conflitantes e deixar de lado a busca inútil por uma solução militar."
Ele disse que a comunidade internacional deve pressionar por "uma solução pacífica através do diálogo e da negociação".
Anfitrião do G20, Putin tenta convencer o presidente dos EUA, Barack Obama, a desistir de ataques aéreos para punir o presidente Bashar al-Assad pelo ataque com armas químicas, que o Ocidente imputa ao governo sírio. O governo de Assad nega responsabilidade.
Na carta, Francisco, o ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio da Argentina, pediu ao presidente russo para orar por ele.
Reuters
Outras notícias Relacionadas Papa diz ao G20 que solucao militar na Siria seria inutil - Blog noticias Fe Catolica
-
A Igreja é uma reserva ética frente aos desafios da América Latina, cardeal Jaime Spengler
-
No Sudão do Sul, mais de 7 milhões de pessoas sofrem com a fome
-
Papa Leão XIV reafirma compromisso com a paz: “Como pastor, não posso ser a favor da guerra”
-
Colo de Deus lança feat com Guilherme de Sá em gravação ao vivo no Summer Beats
-
Leão XIV: o testemunho corajoso de Francisco é um patrimônio para a Igreja
-
Por que calar o Papa?




