Hoje é a festa de são José Operário, padroeiro dos trabalhadores
01 de maio de 2024, quarta
Hoje, 1º de maio, a Igreja celebra a festa de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores, em consonância com o Dia Mundial do Trabalho. Esta celebração litúrgica foi estabelecida em 1955 pelo Papa Pio XII, durante um encontro com um grupo de trabalhadores na Praça de São Pedro, no Vaticano.
O Papa expressou o desejo de que "o humilde operário de Nazaré, além de personificar diante de Deus e da Igreja a dignidade do trabalho manual, seja também o guardião providente de vocês e de suas famílias".
Pio XII aspirava que o santo protetor da Sagrada Família "seja para todos os trabalhadores do mundo um protetor especial diante de Deus e um escudo para protegê-los e defendê-los nas dificuldades e perigos do trabalho".
Por sua vez, João Paulo II, em sua encíclica "Laborem Exercens", destacou que "por meio do trabalho, o homem não apenas transforma a natureza, adaptando-a às suas próprias necessidades, mas também se realiza como ser humano e, até certo ponto, torna-se mais humano".
Posteriormente, no Jubileu dos Trabalhadores, em 2000, o Papa da Família afirmou: "Queridos trabalhadores, empresários, colaboradores, homens da economia: unam seus braços, mentes e corações para contribuir para a construção de uma sociedade que respeite o homem e seu trabalho".
"O valor do homem reside no que ele é, não no que possui. Tudo o que é realizado em prol de uma justiça maior, de uma fraternidade mais ampla e de uma ordem mais humana nas relações sociais tem muito mais importância do que qualquer avanço no campo técnico", acrescentou.
Oração a são José Operário
Glorioso são José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados
Outras notícias Relacionadas Hoje e a festa de sao Jose Operario padroeiro dos trabalhadores - Blog noticias Fe Catolica
-
Igreja é chamada a ser pobre e refúgio para os necessitados, afirma Papa Leão XIV
-
Padre Nazareno Lanciotti, missionário no Mato Grosso, é beatificado
-
Vaticano define temas que o Papa discutirá com cardeais, liturgia não está na agenda
-
Tensão na Terra Santa: Confisco de sítio histórico na Cisjordânia acende alerta para a paz e a liberdade religiosa
-
Papa Leão XIV nomeia dom Edilson Soares Nobre como bispo da diocese de Guarabira (PB)
-
Líbano, ONU: 200 crianças morreram desde o início da guerra




