Fé e caridade: ingredientes para a construção do Reino de Deus
30 de julho de 2013, tera
Por ocasião da viagem de Francisco ao Brasil, um evento no Rio de Janeiro foi organizado especialmente para celebrar o Ano da Fé que estamos vivendo: a Santa Missa com os Bispos da JMJ, com os sacerdotes, religiosos e seminaristas na Catedral do Rio.
Em sua homilia, o Papa se dirigiu diretamente aos Bispos para refletir com eles três aspectos da vocação: o fato de serem chamados por Deus, chamados a anunciar o Evangelho e chamados a promover a cultura do encontro.
Sobre este último aspecto, o Pontífice afirmou: Em muitos ambientes, e de maneira geral neste humanismo economicista que impôs-se no mundo, ganhou espaço a cultura da exclusão, a “cultura do descartável”. Não há lugar para o idoso, nem para o filho indesejado; não há tempo para se deter com o pobre na estrada. Às vezes parece que, para alguns, as relações humanas sejam regidas por dois “dogmas” modernos: eficiência e pragmatismo. Tenham a coragem! Vocês tenham a coragem de ir contra a corrente dessa cultura eficientista, dessa cultura do descarte. O encontro e o acolhimento de todos, a solidariedade – uma palavra que se está escondendo nesta cultura, como se fosse um palavrão –, a solidariedade e a fraternidade são os elementos que tornam a nossa civilização verdadeiramente humana.
Participou da Missa o Presidente da Cáritas Brasileira, Dom Flávio Geovanale, Bispo de Santarém (PA), que falou da fé, da esperança e da caridade como ingredientes da única receita para a construção do Reino de Deus.
Outras notícias Relacionadas Fe e caridade ingredientes para a construcao do Reino de Deus - Blog noticias Fe Catolica
-
Escutar para cuidar: o papel da Igreja diante dos sofrimentos do nosso tempo
-
Arcebispo de Chongqing é ordenado na China
-
Sejam testemunhas do amor, da justiça e da paz, pede Leão XIV aos jovens africanos
-
Cardeais do Brasil se reúnem em debate inédito sobre Igreja e política para as Eleições 2026
-
Paróquia de Santa Inês prepara 4ª edição do Bloco Vem Pra Cristo
-
CNBB realiza seminário com bispos referenciais para as CEBs




