CNBB lança cartilha para Eleições 2014
07 de maio de 2014, quarta
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para o Laicato, lançou a cartilha Seu voto tem consequências: Um novo mundo, uma nova sociedade. O documento pretende servir de instrumento aos eleitores na hora da escolha de um candidato para as próximas eleições no Brasil, marcadas para outubro.
Dom Severino Clasen, presidente da Comissão e bispo de Caçador (SC), ressalta o protagonismo do leigo nesta iniciativa, que também é inspirada na exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco. “Devemos ser sal da terra também nessas realidades, na construção de um mundo novo”, exorta.
Elaborada pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, a cartilha é dividida em três partes: ver, julgar e agir. Na primeira parte, são tratadas as questões enfrentadas na política nacional, lembrando as manifestações ocorridas no ano passado durante e após a realização da Copa das Confederações.
Na segunda parte, a cartilha dá destaque à desigualdade social e à particular situação de tomada de decisões no país, que pode acarretar uma reforma do sistema político brasileiro. Já na última parte, são traçados caminhos de responsabilidade social e cristã no meio público.
Esta iniciativa da Conferência não é nova. Nas eleições municipais de 2012, 70 mil cartilhas foram distribuídas para as (arqui)dioceses de todo o Brasil.
Copa do Mundo
Durante a 52ª Assembleia Geral, a Conferência também divulgou um folder com orientações sobre a Copa do Mundo. Intitulado Copa do Mundo – Dignidade e Paz, o material busca informar turistas e comunidades locais sobre alguns riscos que surgem em um evento com esta grandiosidade.
Entre os assuntos abordados estão o trabalho escravo no Brasil, exploração sexual, tráfico de pessoas e tráfico de entorpecentes. Além dos alertas, o folder traz a identificação das principais igrejas e santuários das cidades-sede da Copa que terão missas em diferentes idiomas.
Clique AQUI e faça o download do folder.
Outras notícias Relacionadas CNBB lanca cartilha para Eleicoes 2014 - Blog noticias Fe Catolica
-
Colo de Deus lança feat com Guilherme de Sá em gravação ao vivo no Summer Beats
-
Luz de Cristo e apelo à paz marcam celebração ecumênica na 62ª Assembleia Geral da CNBB
-
William Sanfona lança Xô Satanás, com Mano Walter, e aposta em hit viral do forró católico
-
Yuri Costa lança “Pão da Vida” uma parceria com Thaeme
-
Rosa de Saron anuncia lançamento do novo álbum para o dia 26 de maio
-
Anjos de Resgate lança novo single “Meu Abraço é o Teu Lugar”




