Catequese com adultos: orientações para o tempo do advento
28 de novembro de 2014, sexta
Dando prosseguimento à catequese com o Ano Litúrgico, iniciada no artigo anterior, quando fizemos uma rápida reflexão sobre o Domingo, neste discorreremos sobre Advento, abordando sua teologia e sua memória, quando o Filho de Deus assume a nossa humanidade. No Tempo do Natal se encerram dois períodos litúrgicos: 1) a preparação para a segunda vinda do Senhor e a preparação da festa do Seu nascimento; 2) o Natal do Senhor que termina com o seu Batismo, que trataremos no próximo artigo.
O ADVENTO
Preparar-se para a encarnação de Cristo pressupõe uma compreensão do significado da celebração do Natal. A palavra “adventus”, tirada do linguajar pagão, significa chegada, vinda, por isso celebramos a preparação do aniversário de uma chegada, de uma vinda. Mais precisamente, preparação para celebrar o aniversário do nascimento do Senhor, mas no mesmo período, da segunda vinda de Cristo.
Com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, as leituras bíblicas do período do Advento tiveram um enriquecimento considerável. Os três ciclos (A, B, C) dos quatro domingos e as leituras das missas semanais contêm um tesouro considerável que merecem uma catequese acurada.
Assim podemos caminhar pelo Advento com as leituras bíblicas, nas celebrações dominicais, com os temas:
1.Primeiro domingo: espera vigilante do Senhor.
2.Segundo domingo: advertência de João Batista para que se preparem os caminhos do Senhor.
3.Terceiro domingo: presença dos tempos messiânicos com a celebração da alegria.
4.Quarto domingo: a encarnação do Verbo.
O CONTEÚDO DA CATEQUESE BÍBLICA DOS DOMINGOS DO ADVENTO
O primeiro domingo oferece para a catequese a reflexão da espera vigilante do Senhor. Anuncia o seu retorno, por isso devemos estar vigilantes e as nações se reunirão para recebê-lo. O ciclo do ano “A” recorda que o dia está próximo, por isso esperamos que o Senhor Jesus se revele. O domingo do ciclo “B” apresenta o tema da restauração do universo e de cada um em particular, por isso é preciso vigiar e estar pronto para comparecer de pé diante do Filho do Homem. Nos fins dos tempos um germe de justiça se instaurará, assim devemos estar firmes e irrepreensíveis, é o que nos leva a meditar o domingo do ciclo “C”.
O segundo domingo nos leva à reflexão de preparação do Reino dos céus que está próximo, por isso é necessário preparar os caminhos do Senhor. O ano “A” nos apresenta, como tema específico, o Espírito que está sobre o Senhor e nele as promessas do Pai são realizadas. Preparar os caminhos é abrir-se para um mundo novo, uma nova terra, é o tema do ano “B”. Somos chamados à abertura para a salvação que Deus nos oferece, e isso só acontece quando nos cobrirmos com o manto da justiça e revestirmo-nos do esplendor da glória do Senhor são a catequese do ano “C”.
O terceiro domingo nos conduz aos tempos messiânicos. Deus vem nos salvar e a sua vinda está próxima. As curas são o sinal da sua presença. São os conteúdos catequéticos do ano “A”. Entre nós está alguém que ainda não conhecemos, por isso exultemos por essa presença marcada pelo Espírito, como nos ensina o ano “B”. Alguém que é mais poderoso que João Batista já chegou e está aqui, é o tempo da fraternidade e da justiça, como está na liturgia do ano “C”.
Quarto domingo anuncia a vinda eminente do Messias, como José foi pré-advertido. Uma virgem conceberá o Filho de Deus, da estirpe de Davi, ele é Jesus, como vemos na liturgia do ano “A”. Com a notícia dada a Maria, o trono de Davi será firme para sempre, e o que ficou oculto por muitos séculos agora é revelado, como podemos entender com a catequese do ano “B”. Isabel também participa desse evento soteriológico, pois a ela é dito que de Judá sairá aquele que vai reger Israel para cumprir a vontade do Pai. É a catequese do ano “C”.
INTERIORIZAR O ADVENTO
Poderíamos ainda ver toda e eucologia dos domingos do Advento. Como as orações nos levam ao espírito de preparação para a vinda Senhor. Poderemos rezar com elas em outra oportunidade. Agora, primeiro, vamos aceitar o convite da espera do Messias e ver o que, de fato, devemos fazer. Separemos dois momentos para celebrar a chegada do Senhor. O primeiro é o da conversão, a metanoia que deve ocorrer no interior de cada um. É o tempo de mudança que só é possível quando nos convencemos que é preciso mudar de vida. Aceitar que a perfeição está longe, mas é possível. A única maneira de se fazer isso é pelo jejum, renúncia, humildade, e principalmente pela caridade. Uma conversão concreta que se realiza junto com o próximo e pelo próximo, não só de propósitos, mas de atitude de vida. A conversão está no segmento da vigilância.
O outro momento é o da oração. Quando rezamos confessamos a pobreza de nossa humanidade. Dizemos a Deus que necessitamos de sua ajuda para mudar de vida. Na oração nos humilhamos diante de quem tudo pode e contamos com sua compreensão e socorro.
O Advento é o início do Ano Litúrgico, o começo de uma caminhada da Igreja e com Igreja. Os projetos já foram feitos e começamos e realizá-los. Acredito que nesses projetos estão a catequese da pedagogia do amor, da partilha; a mistagogia que leva ao mistério de um Deus que se revela; o anúncio de um novo Reino que faz nova todas as coisas. O Advento nos oferece uma roupa nova para celebrar a memória do nascimento do Senhor. E cada indivíduo tem a sua medida. É uma roupa pessoal, única e intransferível.
Para dúvidas, comentários e sugestões pode entrar em contato com o autor pelo email: mirandajosebarbosa@hotmail.com
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