Campanha da Fraternidade apoia projetos sociais em todo Brasil
03 de junho de 2022, sexta
Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sob a coordenação da Cáritas Brasileira, promove a Coleta Nacional da Solidariedade que ocorre nas dioceses, igrejas, paróquias e comunidades de todo o país. A coleta é realizada no Domingo de Ramos, dia em que os fiéis doam recursos financeiros que são destinados aos Fundos Nacional e Diocesanos de Solidariedade.
Os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõem os Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS). Os recursos são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade diocesana. Os 40% dos recursos restantes compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) que são revertidos para o fortalecimento de projetos sociais em todo o Brasil.
Coordenado pela Cáritas Brasileira, em 2012, o Fundo Nacional de Solidariedade arrecadou R$ 5.449.723,13 e apoiou 245 projetos em todo o país. Nos últimos cinco anos, 1.142 projetos foram apoiados pelo Fundo Nacional.
Os Fundos de Solidariedade estão ligados à superação de ações assistencialistas junto a comunidades empobrecidas. Trata-se de uma importante ferramenta de emancipação cidadã, visto que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento comunitário com base nas necessidades, práticas e culturas locais.
Maiores informações: www.caritas.org.br
Outras notícias Relacionadas Campanha da Fraternidade apoia projetos sociais em todo Brasil - Blog notícias Fé Católica
-
CNBB lança cartaz da Campanha da Fraternidade 2026
-
CNBB lança campanha para a evangelização 2024 no Cristo Redentor
-
CNBB lança letra e música do hino da Campanha da Fraternidade 2025
-
Pacto Contra a Fome, coalização da qual a CNBB faz parte, lança campanha contra desperdício de alimentos
-
Bispos desejam que Campanha da Fraternidade cure relações
-
A importância da Campanha da Fraternidade 2024




