México: 200 casais com 50 anos de matrimônio renovam votos diante do Papa
17 de fevereiro de 2016, quarta
O Papa Francisco presidiu na tarde de segunda-feira a renovação dos votos matrimoniais de 200 casais que têm mais de 50 anos de casados e os de todos os esposos presentes no Encontro das Famílias celebrado em Tuxtla Gutiérrez, no estado do Chiapas.
Antes da renovação dos votos, o Papa afirmou que prefere “um homem e uma mulher, como o senhor Aniceto e a esposa, com o rosto enrugado pelas lutas de todos os dias, que, passados mais de cinquenta anos, continuam a amar-se, como se vê; e o filho aprendeu a lição pois faz vinte e cinco anos de casado”.
O Santo Padre se referiu, dessa maneira, a Aniceto Hernández e Criselda Roblero, cujo filho Menelio compartilhou o testemunho do amor fiel e duradouro no matrimônio, na família.
O Papa disse, em seguida: “Perguntei ao senhor Aniceto e à sua senhora, quem teve mais paciência nestes cinquenta e tantos anos: ‘Os dois, padre’. Com efeito na família, para se chegar ao que eles chegaram, é preciso ter paciência, amor, é preciso perdoar-se”.
Francisco afirmou que “é conveniente que discutam de vez em quando, e, se voar algum prato, não tenham medo. O único conselho é que não terminem o dia sem fazer a paz; porque, se acabam o dia em guerra, vão acordar já em guerra fria, e a guerra fria é muito perigosa na família, porque vai escavando por debaixo das rugas da fidelidade conjugal”.
“O amor não é fácil; não é fácil, não. Mas é a coisa mais linda que um homem e uma mulher podem trocar entre si: o verdadeiro amor, para toda a vida”, disse.
Antes de rezar com os casais, o Papa convidou os esposos a renovar suas promessas matrimoniais e aos noivos pediu que rezem por uma família fiel e cheia de amor, em silêncio.
Esta é a oração com a qual se fez a renovação dos votos:
Oremos.
Deus Pai Todo-poderoso,
olhe com bondade os esposos,
Igreja doméstica,
que recordam com gratidão
o dia que abençoou as primícias de seu amor,
e lhes conceda
seu amor misericordioso
para que sejam testemunhos de seu amor.
Por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Amém.
Outras notícias Relacionadas Mexico 200 casais com 50 anos de matrimonio renovam votos diante do Papa - Blog noticias Fe Catolica
-
Líbano, ONU: 200 crianças morreram desde o início da guerra
-
A Igreja já canonizou casais, famílias inteiras e viúvo. Quem são?
-
Não tenham medo de trazer filhos ao mundo, diz papa Francisco a casais jovens
-
Veja na íntegra discurso do Papa no México
-
México: Manifestações de amor pelo Papa Francisco
-
México aguarda o Papa Francisco de braços abertos




