Quem são e como atuam no Brasil os bispos, sucessores dos apóstolos segundo o decreto Christus Dominus
29 de julho de 2021, quinta
O decreto Christus Dominus, publicado pelo Papa Paulo VI, em 28 de outubro de 1965, dispõe sobre o “Munus Pastoral dos Bispos na Igreja”. Em seu segundo ponto, define que “os Bispos, constituídos pelo Espírito Santo, sucedem aos Apóstolos como pastores das almas, e, juntamente com o Sumo Pontífice e sob a sua autoridade, foram enviados a perpetuar a obra de Cristo, pastor eterno. Na verdade, Cristo deu aos Apóstolos e aos seus sucessores o mandato e o poder de ensinar todas as gentes, de santificar os homens na verdade e de os apascentar. Por isso, foram os Bispos constituídos, pelo Espírito Santo que lhes foi dado, verdadeiros e autênticos mestres, pontífices e pastores”.
O Brasil possui 309 bispos na ativa, sendo 47 arcebispos, 1 administrador diocesano, 1 arquieparca metropolitano, 210 bispos, 38 bispos auxiliares, 7 bispos prelados, 3 eparcas e 1 exarca. Além dos bispos que estão exercendo seu ministério, o país conta com 162 bispos eméritos vivos. O Código de Direito Canônico (CDC) conceitua como “emérito” aquele bispo que perde “o ofício por limite de idade ou por renúncia aceite”. A Igreja estabelece a idade de 75 anos para a apresentação do pedido de renúncia ao Papa.
Outras notícias Relacionadas Quem são e como atuam no Brasil os bispos, sucessores dos apóstolos segundo o decreto Christus Dominus - Blog notícias Fé Católica
-
Igreja no Brasil se mobiliza para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres com o tema “Tu és a minha esperança”
-
Papa envia cinco mil antibióticos para as crianças de Gaza
-
Leão XIV recebe em audiência o presidente do Chile
-
CNBB celebra seus 73 anos como testemunha da Esperança e promotora da Vida
-
Irmã Ana Paula visita a Rádio Vaticano e fala da sua missão através da música
-
Preservar vozes e rostos humanos, tema do Dia das Comunicações Sociais 2026