Publicada obra de João Paulo II dedicada aos artistas: O Evangelho e a arte
25 de setembro de 2013, quarta
Um texto dedicado aos artistas, pelo futuro Papa João Paulo II. Este é o tema do livro ‘O Evangelho e a Arte’, escrito pelo então Bispo Auxiliar de Cracóvia, Karol Wojtyla e publicado pela Livraria Editora Vaticana (LEV).
Wojtyla dirige-se aos homens da arte recolhidos na igreja de Santa Cruz, na Semana Santa de 1962, antes da abertura do Concílio Vaticano II. “Neste exercícios espirituais – comenta no prefácio o Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura – se tem, ininterruptamente esta união entre beleza e amor, entre harmonia da consciência estética e da consciência moral”.
O Bispo Wojtyla sustenta que ‘o Deus do Evangelho é Beleza e o artista pode sempre gravitar com a sua imaginação e a sua criatividade ao redor deste Deus que apareceu e se revelou no Evangelho, mesmo permanecendo um mistério em tudo e para tudo. É alguma coisa de inefável, algo de único: um Deus fonte de inspirações, mas muito mais necessário ao artistas enquanto homem”.
O futuro Papa refletiu também sobre o talento, “dom pelo qual é necessário pagar com toda a própria vida e que gera uma grande responsabilidade”. (JE)
Outras notícias Relacionadas Publicada obra de João Paulo II dedicada aos artistas: O Evangelho e a arte - Blog notícias Fé Católica
-
A diocese de Jequié se despede do padre João Batista
-
A missão do músico católico por Padre Joãozinho
-
Catequese do papa Francisco sobre a Encarnação do Verbo por obra do Espírito Santo
-
Dom João Santos Cardoso é nomeado arcebispo de Natal
-
Papa João Paulo I tem milagre reconhecido e será beatificado
-
Hoje a Igreja recorda São João de Deus, padroeiro dos que trabalham em hospitais