Papa Francisco diz que guerra mostra que ONU precisa de reformas
17 de outubro de 2022, segunda
Em novo livro que será lançado em breve, o papa Francisco, que tem dedicado muitos de seus discursos a pedir o fim da Guerra da Ucrânia, defende que a ONU, ainda que primordial, tem deixado claros os limites de sua atuação e precisa de reformas.
Trechos da obra do pontífice, intitulada "Vos peço em nome de Deus", foram divulgados neste domingo (16) pelo jornal italiano La Stampa. Nela, Francisco se dedica a analisar as mazelas da guerra.
"A Guerra da Ucrânia coloca mais uma vez em evidência a necessidade de que a atual estrutura multilateral encontre caminhos mais ágeis e eficazes para a resolução de conflitos", diz, referindo-se à ONU.
"O mundo de hoje já não não é mais o mesmo do que tínhamos após a Segunda Guerra Mundial", segue ele. "As instituições internacionais devem ser fruto do maior consenso possível."
Francisco menciona especificamente o Conselho de Segurança, mais alto colegiado da ONU. O espaço tem sido alvo de críticas da Ucrânia e de outras nações do Ocidente uma vez que, ali, resoluções críticas a Moscou, na prática, serão sempre anuladas —a Rússia, afinal, é um dos cinco membros permanentes, com poder de veto.
Fonte: Folha de São Paulo
www.folha.uol.com.br
Outras notícias Relacionadas Papa Francisco diz que guerra mostra que ONU precisa de reformas - Blog notícias Fé Católica
-
Papa envia cinco mil antibióticos para as crianças de Gaza
-
A história da oração a são Miguel Arcanjo do papa Leão XIII
-
Na catequese, Papa Leão XIV fala sobre o verdareiro perdão
-
Jesus nos convida a permanecer fiéis à verdade na caridade, Papa Leão XIV
-
Nossa missão não é um mar de rosas, também é um sinal de contradição, diz Leão XIV
-
Cristo veio trazer o fogo do amor que renova o mundo, afirma Papa Leão XIV




