No Canadá, querem proibir símbolos religiosos em ambientes públicos
21 de janeiro de 2014, tera
O Cardeal designado Dom Gérald Lacroix, Arcebispo de Québec, e que receberá a púrpura cardinalícia no próximo dia 22 de fevereiro, reafirmou as grandes dúvidas dos Bispos canadenses sobre a chamada “Carta dos valores”, que quer proibir a exposição de todos os símbolos religiosos, inclusive a cruz cristã, em todos os escritórios públicos em nome da laicidade.
O controvertido projeto de lei foi apresentado pelo governo liderado pelo “Parti Québequois”, em novembro passado, e está sendo debatido no Parlamento da Província de Québec. Para Dom Lacroix, trata-se de uma medida “excessiva”. “A liberdade de manifestar a nossa fé em ambiente reservado e em público – afirmou – é um direito reconhecido pela nossa Carta dos direitos e das liberdades”.
O que preocupa o prelado são também as profundas divisões que o debate sobre a “Carta dos Valores” criou em Québec. A convivência pacífica, afirmou, passa em primeiro lugar através do “amor e do respeito que nos levam a reconhecer o outro e são o caminho para a reconciliação: isso ajuda a construir a sociedade”.
Também o presidente dos Bispos católicos da Província canadense de Québec, Dom Pierre-André Fournier, manifestou seu duro juízo sobre este projeto de lei. Para ele, proibir os símbolos religiosos é o mesmo que negar uma parte importante do patrimônio nacional, em nome de um “ateísmo oficial”. Preocupações foram também manifestadas pela comunidade hebraica local.
Outras notícias Relacionadas No Canadá, querem proibir símbolos religiosos em ambientes públicos - Blog notícias Fé Católica
-
Colocar Cristo no centro da vida e da missão, exorta Papa
-
Intenção de oração do papa Leão XIV para o mês de novembro
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Naldo José lança clipe engraçado e inspirador: “Pega Nós, Virgem Maria”
-
Padre Alessandro Campos estreia turnê “Nunca Perca a Esperança”, com espetáculo no Teatro Bradesco
-
O céu não é tão longe, novo trabalho do Ministério M3




