Militares espanhóis no Líbano recebem sacramentos de Batismo e Confirmação

11 de novembro de 2013, segunda Militares espanhóis no Líbano recebem sacramentos de Batismo e Confirmação

Doze confirmações e um batizo a militares espanhóis foram dados o 3 de novembro na base Miguel de Cervantes no Líbano, numa Missa presidida pelo Nuncio Apostólico no país, Mons. Gabrielle Giodano Caccia.

Os efetivos espanhóis pertencem à Brigada Livre Hidalgo XIX, que se encontra deslocada em Marjayoun, município libanês, numa missão de paz das Nações Unidas.

Segundo informou a Agência SIC, junto com o Nuncio concelebraron a Missa sacerdotes maronitas e melquitas da comunidade local, bem como o sacerdote encarregado da Brigada Coraçada “Guadarrama” XII, o P. Antonio Sánchez Olmos. Também participaram religiosas de diferentes comunidades cristãs e numerosos fiéis.

Durante a homilia, Mons. Gabrielle Giornado Caccia recordou que o Líbano pertence à chamada Terra Santa que Jesús santificó com sua presença, e indicou que ainda que atualmente o país passa por momentos difíceis, sempre há esperança. O Prelado agradeceu às tropas espanholas pelo esforço que realizam para ajudar a restabelecer a paz e estabilidade na zona.

A Brigada Livre Hidalgo XIX está composta por uns 560 efetivos que formam também parte da Brigada Multinacional do Setor Este que as Nações Unidas dispôs para este país de Oriente Médio.

Esta Brigada Multinacional do Setor Este começou sua missão no Líbano o passado 22 de maio de 2013 para restabelecer a paz na zona, segundo o cumprimento à Resolução 1701 do Conselho de Nações Unidas, com a que se fincou pé na necessidade de dar fim à violência no Líbano e Israel depois do ataque lançado por Hizbollah em junho de 2006.

A Base “Miguel de Cervantes” está situada no município de Marjayoun. Desde o Quartel Geral desta Brigada Multinacional, formado em sua maioria por militares espanhóis, exerce-se o comando e controle de toda a operação da ONU no setor este da faixa sul de Líbano, que se estende desde o rio Litani até a Linha Azul de separação com Israel.

A Brigada Multinacional do Setor Este está composta por 4000 militares sob mandato das Nações Unidas. Desde 2006 está liderada por Espanha e tem entre seus efetivos a militares de Indonésia, Nepal, Índia, Malásia, Brunei, Sérvia e El Salvador.