Inspirados no Concílio Vaticano II olhemos para frente, sugere Dom Walmor
16 de dezembro de 2013, segunda
“Nós temos que ser homens e mulheres do Concílio Vaticano II. O Espírito Santo não olha para trás, mas para frente!”, disse o bispo de Bom Jesus da Lapa (BA) e referencial para a juventude no regional Nordeste 3 da CNBB, Dom José Walmor César Teixeira. A afirmação foi feita durante palestra na manhã desta sexta-feira, 13, no Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil, promovido pela CNBB em Brasília (DF) até o próximo domingo.
A partir de uma abordagem eclesiológica, Dom César apresentou o contexto da Igreja na atualidade e suas linhas de ação propostas pelo Documento de Aparecida, as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB e o Estudo 104 “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.
Linhas de ação
Os participantes do Encontro se reúnem em grupos desde a última quinta-feira, para realizar o trabalho de síntese dos desafios que a Igreja precisa enfrentar para a evangelização da juventude no Brasil. Um breve resumo foi apresentado hoje ao plenário pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos Prado.
Os grupos trabalham na reflexão de oitos linhas de ação: formação integral; espiritualidade; pedagogia da formação; discípulos para a missão; estruturas de acompanhamento; ministério da assessoria; diálogo fé e razão; direito à vida.
Outras notícias Relacionadas Inspirados no Concílio Vaticano II olhemos para frente, sugere Dom Walmor - Blog notícias Fé Católica
-
Olívia Ferreira lança single "Te amar é o que me importa" em novo projeto
-
CNBB apresenta documento sobre justiça climática e COP30 em coletiva no dia 1º de julho
-
Sejam homens de comunhão, com coração aberto e casa acolhedora, pede Papa Leão XIV aos bispos no Jubileu
-
Jubileu dos Sacerdotes reúne padres de todo o mundo em Roma para celebrar a esperança e renovar a missão
-
Banda Anjos das Ruas lança novo single e clipe “Te Busco”
-
São Félix de Nicósia: o frade que nos ensina o valor das pequenas coisas