Inspirados no Concílio Vaticano II olhemos para frente, sugere Dom Walmor

16 de dezembro de 2013, segunda Inspirados no Concílio Vaticano II olhemos para frente, sugere Dom Walmor

“Nós temos que ser homens e mulheres do Concílio Vaticano II. O Espírito Santo não olha para trás, mas para frente!”, disse o bispo de Bom Jesus da Lapa (BA) e referencial para a juventude no regional Nordeste 3 da CNBB, Dom José Walmor César Teixeira. A afirmação foi feita durante palestra na manhã desta sexta-feira, 13, no Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil, promovido pela CNBB em Brasília (DF) até o próximo domingo.

A partir de uma abordagem eclesiológica, Dom César apresentou o contexto da Igreja na atualidade e suas linhas de ação propostas pelo Documento de Aparecida, as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB e o Estudo 104 “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

Linhas de ação

Os participantes do Encontro se reúnem em grupos desde a última quinta-feira, para realizar o trabalho de síntese dos desafios que a Igreja precisa enfrentar para a evangelização da juventude no Brasil. Um breve resumo foi apresentado hoje ao plenário pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos Prado.

Os grupos trabalham na reflexão de oitos linhas de ação: formação integral; espiritualidade; pedagogia da formação; discípulos para a missão; estruturas de acompanhamento; ministério da assessoria; diálogo fé e razão; direito à vida.