Igreja no Brasil se mobiliza para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres com o tema “Tu és a minha esperança”
14 de outubro de 2025, tera
De 9 a 16 de novembro de 2025, a Igreja Católica em todo o mundo celebrará a 9ª Jornada Mundial dos Pobres (JMP), com o tema “Tu és a minha esperança” (cf. Sl 71,5). Inspirada pelo convite bíblico à esperança, a iniciativa busca fortalecer o compromisso da Igreja com as pessoas em situação de pobreza, promovendo a solidariedade, a escuta e o encontro fraterno.
No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast), incentiva que dioceses, paróquias e comunidades realizem a Jornada Mundial dos Pobres – não apenas o Dia Mundial, mas oito dias inteiros de mobilização. O objetivo é vivenciar um tempo de oração, convivência e gestos concretos de amor junto aos mais vulneráveis.
Caridade e justiça
A Jornada Mundial dos Pobres é uma oportunidade não apenas para ajudar, mas também para ouvir e aprender com todas as pessoas que foram empobrecidas no processo histórico que empurra, especialmente as pessoas negras e aquelas que vivem nas periferias das cidades, cada vez mais para a exclusão social e econômica.O Papa Leão XIV faz um convite direto às comunidades católicas: agir de maneira coerente e enfrentar as causas estruturais da pobreza, ressaltando que “ajudar os pobres é uma questão de justiça, muito antes de ser uma questão de caridade”.
Motivados a seguir: orientações pastorais
A Comissão preparou um subsídio com orientações pastorais, propostas de ação, a mensagem do Papa Leão XIV para a Jornada e sugestões de vivência comunitária. O material é um convite para que toda a Igreja viva este momento como uma oportunidade não apenas de ajudar, mas também de ouvir e aprender com as pessoas empobrecidas, reconhecendo nelas o rosto de Cristo.“Para que nossas ações não se limitem apenas ao Dia Mundial do Pobre nós também apresentamos a partir deste documento propostas para o pós-jornada. Contamos com a participação, o envolvimento, com o engajamento de cada um e cada uma, neste momento forte da Igreja, que foi instituído pelo Papa Francisco no fechamento do ano da Misericórdia, em 2016, e segue com o Papa Leão XIV”, destaca a assessora da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, Alessandra Miranda.
" “Aproveitem bastante desse material, organizem sua comunidade, seu grupo, e venham somar nesse grande mutirão, nessa grande Jornada, que o Brasil inteiro, com certeza, vai abraçar mais uma vez”, finaliza a assessora da Comissão Sociotransformadora da CNBB.
Convite à participação
O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, destaca a importância desta mobilização e convida todo o povo de Deus a participar.Além das atividades locais, a Comissão incentiva ações de comunicação e mobilização nas redes sociais, com depoimentos, vídeos, campanhas e testemunhos usando as hashtags #JMP2025 e #DiaMundialdosPobres.
Fonte: Cnbb
https://www.cnbb.org.br
Outras notícias Relacionadas Igreja no Brasil se mobiliza para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres com o tema “Tu és a minha esperança” - Blog notícias Fé Católica
-
CNBB celebra seus 73 anos como testemunha da Esperança e promotora da Vida
-
Irmã Ana Paula visita a Rádio Vaticano e fala da sua missão através da música
-
Preservar vozes e rostos humanos, tema do Dia das Comunicações Sociais 2026
-
Jesus nos convida a permanecer fiéis à verdade na caridade, Papa Leão XIV
-
O mistério de Deus Uno e Trino em Santo Agostinho
-
Nossa Senhora é um exemplo de Fé e Esperança para a juventude