É preciso sonhar com Igreja alegre humilde e desinteressada, diz cardeal italiano
26 de outubro de 2021, tera
É preciso sonhar e construir "com a ajuda de Deus, uma Igreja alegre, humilde e desinteressada; uma Igreja em contato com o povo e suas histórias; uma Igreja que se regenera na perspectiva da caridade", disse o arcebispo de Perugia-Cittá della Pieve e presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), cardeal Gualtiero Bassetti.
Basseti falava no encerramento da Semana Social dos católicos Italianos que terminou ontem, 24 e outubro, em Taranto com o tema "O planeta que esperamos. Ambiente, trabalho, futuro. Tudo está conectado".
"Estamos cada vez mais convencidos de que as palavras e os valores do Evangelho podem não só responder às perguntas de sentido das pessoas, mas também inspirar a economia e a política", advertiu durante a homilia.
O presidente do episcopado descreveu que esta iniciativa não foi "uma conferência, mas uma plataforma de partida para dar esperança e iniciar processos" porque os participantes refletiram sobre "a complexidade dos problemas, mas também apontaram os modelos praticáveis, as boas práticas, que produzem soluções".
"Compreendemos que não podemos separar o ser cristão do respeito pela criação; não podemos pensar em seguir o Evangelho se não protegermos nossa terra; não podemos pretender que a economia vá "por conta própria", enquanto a vida de fé é outra coisa", disse ele.
Por sua vez, o arcebispo de Taranto, dom Filippo Santoro, disse que "a mudança não ocorre apenas de cima, mas que é fundamental a contribuição da nossa conversão em estilos de vida como cidadãos individuais e como comunidade", por isso exortou a "premiar as empresas capazes de combinar valor econômico, dignidade do trabalho e sustentabilidade ambiental" e "criar alianças intergeracionais e com a sociedade civil".
Fonte: ACI Digital
Outras notícias Relacionadas É preciso sonhar com Igreja alegre humilde e desinteressada, diz cardeal italiano - Blog notícias Fé Católica
-
Igreja no Brasil se mobiliza para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres com o tema “Tu és a minha esperança”
-
Papa envia cinco mil antibióticos para as crianças de Gaza
-
Leão XIV recebe em audiência o presidente do Chile
-
CNBB celebra seus 73 anos como testemunha da Esperança e promotora da Vida
-
Irmã Ana Paula visita a Rádio Vaticano e fala da sua missão através da música
-
Preservar vozes e rostos humanos, tema do Dia das Comunicações Sociais 2026