Cristo veio trazer o fogo do amor que renova o mundo, afirma Papa Leão XIV
18 de agosto de 2025, segunda
O papa Leão XIV celebrou, neste domingo (17), uma missa no Santuário de Santa Maria della Rotonda, em Albano, Itália, com a presença de pobres, refugiados, agentes da Cáritas, padres e fiéis da diocese. A celebração reuniu cerca de 250 pessoas dentro da igreja e outras 2 mil acompanharam do lado de fora, por meio de um telão.
Em sua homilia, o pontífice refletiu sobre o Evangelho de São Lucas (12, 49), no qual Jesus afirma: *“Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado!”*. Leão XIV destacou que este “fogo” é o do amor de Cristo, capaz de vencer a indiferença e a prepotência.
“Jesus mergulhou corajosamente na nossa humanidade. Eis o batismo da cruz: uma imersão total nos riscos que o amor comporta. E nós, quando comungamos, nutrimo-nos desse seu dom audaz”, afirmou.
O papa explicou que a verdadeira paz não é a tranquilidade oferecida pelo mundo, mas a que nasce da coragem de amar, mesmo diante de riscos e incompreensões. “A missa alimenta a decisão de não viver já para nós mesmos, mas de levar o fogo ao mundo. Não o fogo das armas, nem o das palavras que ferem, mas o fogo do amor que se inclina e serve”, disse.
Leão XIV agradeceu aos que se dedicam à caridade e pediu que a Igreja não faça distinções entre quem ajuda e quem é ajudado: “Somos a Igreja do Senhor, uma Igreja de pobres, todos preciosos, cada um portador de uma Palavra singular de Deus. Derrubemos os muros e deixemos o fogo do amor queimar preconceitos, medos e prudências que marginalizam”.
O pontífice concluiu recordando a profecia do velho Simeão, que chamou Jesus de “sinal de contradição”, e pediu que o Espírito Santo transforme os corações: “De corações de pedra em corações de carne”.
por Wander Soares
Fonte: ACI Digital
https://www.acidigital.com
Outras notícias Relacionadas Cristo veio trazer o fogo do amor que renova o mundo, afirma Papa Leão XIV - Blog notícias Fé Católica
-
Versão brasileira da Paixão de Cristo retrata em filme o mistério da cruz
-
Semana Santa: nossa esperança está enraizada na ressurreição de Cristo
-
Seguir Cristo: o verdadeiro caminho da conversão
-
Não tenham medo de trazer filhos ao mundo, diz papa Francisco a casais jovens
-
CNBB lança campanha para a evangelização 2024 no Cristo Redentor
-
Solenidade de Cristo Rei apresenta Jesus como o centro e Senhor da história