Brasília ganha primeiro Santuário ao Imaculado Coração de Maria

27 de maio de 2025, tera Brasília ganha primeiro Santuário ao Imaculado Coração de Maria

Brasília celebrou neste domingo (26) um marco importante para a fé católica da capital federal: a elevação da Paróquia Imaculado Coração de Maria ao título de santuário. A missa solene que oficializou a mudança foi presidida pelo cardeal arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, e reuniu religiosos, leigos e fiéis em um momento de profunda espiritualidade e alegria.

A paróquia, fundada em fevereiro de 2000 pelo então arcebispo Dom José Freire Falcão, completa neste ano seu jubileu de prata, celebrando 25 anos de história, fé e devoção. Durante esse tempo, a comunidade se consolidou como um espaço de intensa vivência religiosa, marcada por expressiva participação dos fiéis, aumento nas conversões e crescimento da catequese.

Segundo o Código de Direito Canônico, um santuário é um local sagrado, onde os fiéis realizam peregrinações com a aprovação da autoridade eclesiástica local. Para receber esse título, a igreja deve oferecer de forma abundante os meios de salvação, como o anúncio cuidadoso da Palavra de Deus, o incentivo à vida litúrgica — sobretudo por meio da Eucaristia e do sacramento da penitência —, além do cultivo de formas aprovadas de piedade popular.

Na prática, a elevação da paróquia ao status de santuário reforça seu papel como centro de misericórdia e espiritualidade. “É o que a comunidade desejava e já vivia também, como esse centro de irradiação da devoção ao Imaculado Coração. A gente tem visto isso de maneira muito forte, sobretudo pelo número de conversões e pessoas que têm procurado a fé”, destacou um dos religiosos presentes.

Agora oficialmente reconhecida como santuário, a igreja se torna também um ponto de referência espiritual e de acolhimento para quem busca maior comunhão com a Igreja local, fortalecendo ainda mais o testemunho de fé da comunidade brasiliense.

por Wander Soares

Fonte: com informações de Canção Nova Notícias