Bento XVI: O ecumenismo exige conversão

03 de junho de 2022, sexta Bento XVI: O ecumenismo exige conversão

"O ecumenismo não dará frutos duradouros se não for acompanhado por gestos concretos de conversão», afirmou Bento XVI presidindo, na tarde de sexta-feira 25 de Janeiro, na basílica de São Paulo extramuros, à celebração das segundas Vésperas da festa da Conversão do apóstolo.

Diante de numerosos representantes de Igreja e Comunidades eclesiais, o Papa convidou a não descuidar nem minimizar «as questões doutrinais que ainda nos dividem», mas a enfrentá-las «com coragem e em espírito de fraternidade e de respeito recíproco». Relevando que «na sociedade atual a mensagem cristã incide cada vez menos na vida pessoal e comunitária», o Pontífice afirmou que «hoje há grande necessidade de reconciliação, diálogo e compreensão recíproca, numa perspectiva não moralista, mas precisamente em nome da autenticidade cristã, para uma presença mais incisiva na realidade do nosso tempo».

Enfim, Bento XVI chamou ainda a atenção para a importância do «ecumenismo espiritual», garantindo a oração por «todos os cristãos da Índia, que às vezes são chamados a dar testemunho da sua fé em condições difíceis».

L’Osservatore Romano 27-01-2013.