A Quaresma nos convida a redescobrir o segredo da vida, afirma Papa Francisco
15 de fevereiro de 2024, quinta
Durante a celebração da Missa da Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma de 2024, o Papa Francisco destacou a importância de redescobrir "o segredo da vida", que consiste em retornar a Deus de todo o coração através da oração, do jejum e da esmola.
A cerimônia teve lugar na Basílica de Santa Sabina, após a oração na Igreja de Santo Anselmo e uma tradicional procissão liderada pelo cardeal Mauro Piacenza.
O Papa dirigiu-se à congregação, ressaltando que as cinzas impostas sobre nós nos convidam a compreender o verdadeiro sentido da vida. Ele enfatizou que o uso de máscaras e armaduras para esconder nossa verdadeira essência nos deixa vazios, mas ao olharmos profundamente para dentro de nós mesmos, podemos encontrar o amor eterno de Deus.
Francisco também destacou que a Quaresma nos convida a jejuar não apenas de alimentos, mas também de palavras negativas e comportamentos prejudiciais. Ele enfatizou que a esmola, a oração e o jejum não devem ser apenas práticas externas, mas sim caminhos que nos levam de volta ao coração da vida cristã.
O Papa alertou contra a tendência contemporânea de buscar constantemente atenção e aprovação externa, destacando a importância de encontrar um lugar de paz interior e se reconectar com Deus em oração.
Por fim, Francisco incentivou a reconhecer nossa humanidade diante de Deus e a renascer das cinzas do pecado para uma nova vida em Jesus Cristo e no Espírito Santo.
Fonte: Vatican News
https://www.vaticannews.va
Outras notícias Relacionadas A Quaresma nos convida a redescobrir o segredo da vida, afirma Papa Francisco - Blog notícias Fé Católica
-
CNBB celebra seus 73 anos como testemunha da Esperança e promotora da Vida
-
Preservar vozes e rostos humanos, tema do Dia das Comunicações Sociais 2026
-
Jesus nos convida a permanecer fiéis à verdade na caridade, Papa Leão XIV
-
Nossa Senhora é um exemplo de Fé e Esperança para a juventude
-
Nossa missão não é um mar de rosas, também é um sinal de contradição, diz Leão XIV
-
Comitê olímpico dos EUA proíbe oficialmente homens em esportes femininos