Notícias

21 NOV
[Solenidade de Cristo, Rei do Universo é comemorada hoje (21) pela Igreja no Brasil]

Solenidade de Cristo, Rei do Universo é comemorada hoje (21) pela Igreja no Brasil

Na ocasião desta festa, os católicos brasileiros também celebram o Dia Nacional do Leigo

 

Luanne Ribeiro*
[email protected] 

Como maneira de reafirmar a realeza de Jesus, a Igreja no Brasil vivencia neste domingo (21/12) a solenidade de Cristo Rei do Universo. A data festiva foi criada em 1925 pelo Papa Pio XI e marca a última celebração dominical do ano litúrgico do Catolicismo. No contexto do princípio desta comemoração, é preciso enfatizar que a mesma é festejada mundialmente no dia 22 de novembro, entretanto, quando acontece o fato de uma data solene ser em um dia de semana, os brasileiros a transferem para o domingo mais próximo, no caso, hoje.

 

Neste sentido, em entrevista ao Fé Católica News, o diácono Silvio Ferreira, da Paróquia Cristo Rei e São Judas Tadeu (pertencente à Arquidiocese de Salvador, BA) enfatiza que o dia de Cristo Rei é fundamentado na celebração da vitória do bem sobre o mal. “Consiste em nos colocar diante da realeza do rei Jesus Cristo. Consiste também em celebrar todas as vitórias de Deus. Consiste em celebrar a vitória do bem sobre o mal. O mal se autodestrói e o bem se autoconstrói, pois Cristo é o Rei dos reis, Senhor dos senhores.”, afirmou.

 

Na ocasião da festa de Cristo Rei do Universo, os católicos brasileiros também celebram, a partir do tema “Testemunhas de Jesus libertador no compromisso com a vida”, o Dia Nacional do Leigo. Esta data tem como finalidade reconhecer a sua importância na vida da Igreja e diante desta realidade, o diácono Silvio pontuou que o cristão com a sua vocação (seja laical, matrimonial, sacerdotal, entre outras), deve consagrar a sua vida ao Rei Jesus. “A Igreja nos ensina que pelo batismo nos tornamos sacerdotes, profetas e reis, devemos consagrar a nossa vida a Cristo Rei e deixar que Ele reine sobre nós e diante de todas as situações devemos nos perguntar ‘Como Cristo agiria se estivesse em meu lugar?’”.

 

Apoiado na passagem bíblia narrada segundo São Mateus, capítulo 25, versículo 31 a 46 一 a qual Jesus relata como será a sua volta gloriosa 一, ao concluir a sua fala, o diácono Silvio destaca que a solenidade comemorada neste domingo é uma oportunidade para os cristãos internalizarem que para amar a Cristo é preciso amar o próximo. “Ao celebrarmos a solenidade declaramos que Cristo vive, Cristo reina, Cristo impera. Reafirmar a realeza de Cristo é ser um outro Cristo. É amar o próximo como Cristo nos amou.”, finalizou.