Notícias

25 OUT
[Enem 2019: veja a cartilha da redação divulgada pelo Inep]

Enem 2019: veja a cartilha da redação divulgada pelo Inep

Documento é publicado anualmente antes das provas para orientar os candidatos.

 

A dez dias do início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a 'Cartilha da Redação', uma publicação já tradicional na qual os aplicadores do exame mostram quais são os critérios da correção da prova de redação.

Neste ano, o documento é muito semelhante ao do Enem 2018. As novas regras que determinam a nota zero automática continuam as mesmas – mais uma vez, ficou de fora a regra que previa nota zero caso o estudante desrespeite os direitos humanos na prova. No entanto, caso a proposta de intervenção da redação tenha alguma sugestão ferindo os direitos humanos, o candidato não terá chance de tirar nota mil (clique para ler mais).

Cinco competências da redação do Enem

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

*Com informações  G1