Notícias

18 SET
[Aprovação do Papa à eleição do arcebispo de Aleppo dos greco-melquitas]

Aprovação do Papa à eleição do arcebispo de Aleppo dos greco-melquitas

A Igreja Greco-Católica Melquita, ou Igreja Patriarcal Melquita, é uma Igreja Oriental católica particular sui iuris. Utiliza o rito litúrgico bizantino e o grego e o árabe como línguas litúrgicas

Redação Fé Católica
[email protected]

O Sínodo dos Bispos da Igreja Patriarcal de Antioquia dos Grego-Melquitas elegeu Arcebispo Metropolita de Aleppo (Síria) o Rev. Arquimandrita Georges Masri, até agora Syncellus* da mesma circunscrição, a quem o Santo Padre havia dado o seu consentimento.

Curriculum vitae

 

Dom Georges Masri nasceu em 26 de maio de 1968 em Aleppo. Depois de frequentar as escolas em sua cidade de origem, ingressou no Seminário Patriarcal de Raboueh, no Líbano, frequentando estudos filosóficos e teológicos em Harissa.

Ordenado sacerdote pela Arquieparquia de Aleppo, exerceu o ministério, entre outros, como pároco de São Dimitrios-Jabrie de 2000 a 2013 e foi diretor espiritual de vários Movimentos.

De 2013 até agora, foi o Syncellus da mesma circunscrição. Ele fala fluentemente árabe e francês.

A Igreja Greco-Melquita

 

A Igreja Greco-Melquita, ou Igreja Patriarcal Melquita, é uma Igreja Oriental católica particular sui iuris. Utiliza o rito bizantino e o grego e o árabe como línguas litúrgicas.

A Igreja Melquita, fiel à tradição bizantina, não usa esculturas em suas igrejas, mas apenas ícones: antes de entrar no Sancta Sanctorum pode-se sempre ver uma ícone de Maria e um de Jesus.

No Brasil, esta Igreja está organizada na Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso, em São Paulo.

 *Syncellus - é o principal agente do bispo da Eparquia para o exercício do poder administrativo em uma Igreja Ortodoxa do Oriente ou nas Igrejas particulares católicas de rito oriental. Nas Igrejas do Ocidente cristão equivale à posição do Vigário Geral.

Com informações e foto do Vatican News