Testemunho, mística e profecia tema do 4º Encontro Nacional de Irmãos Leigos Capucinhos

De 4 a 8 de fevereiro, acontece em Porto Alegre o 4º Encontro Nacional de Irmãos Leigos Capuchinhos, com o tema: testemunho, mística e profecia.

Ao meio dia da segunda-feira, chegados de todas as partes do Brasil, com a alegria características dos franciscanos capuchinhos, vieram das Circunscrições Capuchinhas do Brasil: os 13 ministros provinciais, mais 13 Animadores Vocacionais e 36 irmãos leigos capuchinhos e os Definidores Gerais freis Sérgio Dalmoro, Mark Schenk, Hugo Mejía Morales.

Na primeira hora da tarde, um momento de oração e espiritualidade, os definidores Gerais acendem uma vela num mapa do Brasil com 13 velas menores, que são acesas por representantes de cada circunscrição. O coordenador do encontro, frei Luciano Lampert acolhe e chama a formação da mesa. Lampert passa a palavra para o anfitrião, Ministro provincial frei Cleonir Dalbosoco, que a acolhe os visitantes.

Frei Dalbosco rapidamente apresenta a província do Riogrande do Sul. “Estamos atuando em diversas frentes. Atualmente são 37 paroquias e meios de comunicação, rádios jornais, missões pululares, presença nas vice províncias , Missão no Haiti, faculdade de Teologia, empreendimentos que mantem a província. Estas são algumas das atividades dos confrades”, explica Dalbosco.

O presidente da CCB, frei Airton Grigoletto, relata o papel da Conferência dos Capuchinhos do Brasil e salienta o papel da CCB “um dos principais papeis da CCB “é a de encurtar as distância entre as circunscrições. Ela tem o papel de nos aproximarmos e como as províncias” destaca Grigoletto.

O Definidor Geral para o Brasil, frei Sérgio Dalmoro destaca novamente o papel das Conferências no Brasil e na América Latina. Ele diz que “esta cada dia mais consistente este dialogo. Ele salienta ainda que estes encontros reforçam a busca de nossa identidade capuchinha. “Devemos descobrir a centralidade capuchinha, sem fraternidade não somos franciscanos”, afirma o definidor Dalmoro”.

Ele recorda o encontro que ira acontecer com o SAVnesta semana. “Este é o nosso grande desafio. Devemos mostrar para os jovens o que temos a oferecer. Certamente iremos encontrar uma resposta diante das reflexões que serão feitas aqui”. Dalmoro adianta que o Conselho Plenário da Ordem – CPO, já esta sendo encaminhado e a temática será “A Graça do Trabalho” para 2014 realizar o CPO.

A programação da Tarde será de reflexões dos grupos especiifoc Sav, irmãos e Provinciais e finaliza com celebração. Na manhã da terça-feira o encontro será dividido em três grupos: Ministros Provinciais, Animadores Vocacionais e Irmãos Leigos.

RCR/ Capuchinhos.org.br