Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, foi recebido pelo Papa Francisco na manhã desta quinta-feira (29), no Vaticano.
Durante o encontro, informa nota da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Arcebispo agradeceu ao Santo Padre pelo trabalho que vem realizando na liderança da Igreja Católica. Transmitiu ao Papa a saudação e a admiração de toda a Arquidiocese de Belo Horizonte.
Dom Walmor convidou o Santo Padre para participar, em 2017, das celebrações dos 250 anos de história do povo mineiro peregrinando na fé ao Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira do Estado de Minas Gerais.
Após o encontro, continua a nota, dom Walmor disse que o Papa Francisco se encantou ao ouvir e conhecer a história do Santuário da Padroeira de Minas.
Outros temas tratados durante a reunião incluíram o novo caminho missionário da Igreja no mundo, no Brasil e em Minas Gerais. Dom Walmor e o Papa Francisco também conversaram sobre a situação social, econômica e política do Brasil. “Foi um encontro emocionante que alegrou meu coração. A conversa com o Papa Francisco aumentou ainda mais a minha alegria de ser o primeiro servidor da amada Arquidiocese de Belo Horizonte”, afirmou o Arcebispo.
Dom Walmor foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte pelo Papa João Paulo II em 2004. Em outubro de 2008, foi escolhido para ser um dos quatro representantes do Brasil na XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em Roma. É membro da Congregação para a Doutrina da Fé, desde 2009. Em fevereiro de 2014, dom Walmor foi nomeado pelo Papa Francisco membro da Congregação para as Igrejas Orientais.