Milagre no mar: Cozinheiro sobrevive a naufrágio rezando salmos por três dias

Um cozinheiro africano sobreviveu três dias embaixo do mar recitando constantemente o salmo que sua esposa lhe sugeriu na última conversa telefônica que sustentaram antes de que sua embarcação naufragasse no oceano Atlântico a 32 quilômetros das costas Nigéria.

O fato ocorrido em maio se deu a conhecer esta semana através de um video que a agência Associated Press publicou ontem em YouTube, no que se aprecia o instante em que Harrison Okene (29) é achado com vida por um buzo que procurava os cadáveres da tripulação que pereceu no naufrágio.

O barco reboque Jascon 4 se afundou no mar com 12 tripulantes a bordo na madrugada o 26 de maio passado. A embarcação era uma das três que rebocava um navio petroleiro e se afundou quando Okene se tinha ido ao banho.

O Jascon 4 se afundou a 30 metros sob o mar. Okene ficou atrapado numa bolsa de ar num camarote e se manteve aí durante quase três dias repetindo estas frases do salmo 54: "Oh Deus, por teu nome, salva-me (....) O Senhor sustenta minha vida".

O video do resgate mostra o preciso momento em que um buzo ver a mão do cozinheiro e pensou que se tratava de outro corpo sem vida, pois até esse momento tinham recuperado quatro cadáveres e tinham passado quase três dias do acidente.

O rescatista holandês se surpreende quando a mão começa a tratar de tocá-lo e encontra a Okene. "¡Está vivo, está vivo!", gritou para assombro dos demais membros de sua equipe que seguiam por video a operação desde a sala de controle de outra embarcação.

Okene pensava que só um milagre poderia sacá-lo daí e durante a espera começou "a recordar os versos que li antes de dormir. Li a Bíblia, o salmo 54. Minha esposa me mandou a ler os versos essa noite, quando ela me chamou antes de ir-me à cama".

Numa entrevista concedida ao jornal nigeriano The Nation, Okene recorda que "começou a invocar o nome de Deus" e recordou que se encontrava aturdido porque tudo estava escuro. O video do resgate tem mais de 400 mil vistas em só um dia de difusão.