Ao final do Angelus, o Papa voltou seu olhar para o Irã, palco de protestos e de repressões violentas, e para a Síria, onde continuam os duros confrontos, e fez ainda um forte apelo pela paz na Ucrânia diante dos graves ataques russos. O Pontífice também pediu orações pelas crianças nascidas em condições de dificuldades, “seja de saúde, seja pelos perigos externos”.
O Papa Leão XIV expressou ao final do Angelus deste domingo, 11 de janeiro, uma grave preocupação em relação ao Oriente Médio, ainda assolado por conflitos e violências. O pensamento do Pontífice voltou-se sobretudo para o Irã e a Síria, “onde tensões persistentes estão provocando a morte de muitas pessoas”.
" “Espero e rezo para que se continue, com paciência, o diálogo e a paz, buscando o bem comum de toda a sociedade.”"
O Irã vive uma onda de protestos sem precedentes, que chegou ao décimo quarto dia consecutivo, envolvendo quase duzentas cidades em todas as 31 províncias do país, com um balanço — segundo organizações não governamentais — de cerca de 190 mortos entre os manifestantes, em razão da repressão feroz do regime, além de mais de 2 mil prisões. Já na Síria, continuam os confrontos em Aleppo entre o exército governamental e as milícias curdas das Forças Democráticas Sírias (FDS).