Centenas de milhares de peregrinos participaram da Missa de encerramento da JMJ Rio 2013 nesta manhã de domingo, Missa de Envio, na Praia de Copacabana.
"Esta não é uma missa de despedida, mas de envio para a missão", afirmou Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e responsável pela organização da JMJ Rio 2013. "Os jovens, protagonistas do mundo novo, juntamente com toda a sociedade, sejam construtores pela civilização do Amor." disse ainda.
A celebração contou com a particição de diversos artistas católicos: Eliana Ribeiro, Celina Borges, Ziza, Anjos de Resgate, Dunda, Eros Biondini, dos padres Fábio de Melo, Reginaldo Manzotti, Juarez de Castro... entre muitos outros.
"Jesus te chama a ser um discípulo em missão", com estas palavras iniciou Papa Francisco a sua homilia nesse último momento com os jovens da JMJ.
O Papa Francisco pediu aos jovens que a experiência da jornada não fique trancafiada dentro dos peregrinos ou apenas na paróquia deles.
"Para onde Jesus nos manda, não há fronteiras, não há limites. O Evangelho é para todos e não apenas para alguns". "Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, incluindo as periferias existenciais", disse o Papa em sua homilia. "A fé é uma chama e precisa ser compartilhada", destacou o Papa Francisco.
A principal mensagem do Papa nesta última missa de seu encontro com os jovens da JMJ foi sobre o papel do jovem em evangelizar, não apenas entre os amigos mas para todos."Siga adiante e não tenha medo" destacou. Disse que é preciso deixar que nossa vida se identifique com a vida de Jesus. "A vida de Jesus é uma vida para os demais, de serviço", afirmou.
O Papa Francisco voltou a ressaltar que é preciso ir sem medo para servir. "Quando voltarem para suas casas, não tenham medo de serem generosos com Cristo", afirmou.
O Papa também pediu aos sacerdotes que é preciso acompanhar os jovens. "Sigam acompanhando com generosidade e alegria, que eles nunca se sintam sós", afirmou.
O Papa Francisco finalizou a homilia enfatizando que a "Igreja conta com vocês [jovens], o Papa conta com vocês", para levar o Envagelho a todos os lugares.