Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Colunas



CARTA A UM PAI

09/08/2017 às 08:08.

Não sei como se chama, sei apenas que um filho enviou esta carta a seu pai: “Não me dês tudo o que te peço. Às vezes meus pedidos querem apenas ser um teste, para ver quanto posso pedir. Não grites comigo. Eu te respeito menos quando o fazes e me ensinas,  também, a gritar.


 


NÃO ME DÊS ordens a todo o momento. Se em vez de mandar, algumas vezes, externasses teus desejos sob a forma de pedidos, eu o faria mais rapidamente e com mais gosto. Cumpra as promessas que fazes, boas ou más. Se me prometes um prêmio deves concedê-lo; assim como um castigo. Não  me compares com ninguém, especialmente com meus irmãos. Se tu me colocas acima deles, alguém vai sofrer e se me colocas abaixo, eu é que sofro. Não mudes de opinião a cada momento sobre o que devo fazer. Pensa antes e mantenha a decisão.


 


DEIXA que eu faça, acertando ou errando. Se fazes tudo por mim, serei um eterno dependente. Nunca  pregues uma mentira, nem me peças que eu o faça.  Isto criaria em mim um mal-estar e me fará perder a confiança em tudo o que afirmas. Trata-me com a mesma amizade e a mesma cordialidade com que tratas teus amigos. Pelo fato de pertencermos à mesma família não significa que não possamos ser amigos também.


 


NUNCA me ordene fazer uma coisa quando tu mesmo não a fazes. Eu aprendi a fazer sempre e apenas aquilo que tu fazes e não aquilo que tu dizes. Ensina-me a conhecer a Deus e a rezar. Não acredite que a catequista ou o padre possam fazer isto em teu lugar. Tudo o que ensinarem a respeito de Deus nunca entrará em meu coração e em minha cabeça se tu não conheces, e nem amas a Deus”.


 


ESSA É  uma carta que o pai recebeu de seu filho. É na figura paterna que o filho se inspira, ainda que inconscientemente, para seu modelo de vida. O pai, com seu exemplo e testemunho está desenhando tudo na alma e no caráter dos filhos. A própria imagem de Deus, que o filho terá, é decalcada na figura paterna. Mais do que belas palavras, o pai educa pelo exemplo.


 


DEUS abençoe nossos pais! Os que celebrarão seu dia junto com os filhos em volta de uma mesa farta e os que vão celebrar seu dia longe dos filhos dando sua vida por ele, porque devem trabalhar para ganhar o pão de cada dia. Deus Pai abençoe nossos pais, estejam eles aqui na terra ou com Ele lá no céu. Parabéns a você pai!


 


+ Itamar Vian


Arcebispo Emérito


di.vianfs@ig.com.br





Dom Itamar Vian Dom Itamar Vian