Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Colunas

Momentos de Vida

14/07/2017 às 08:07.

Hoje, 14 de julho de 2017, estamos no segundo semestre do ano, na décima quarta semana do Tempo Comum. O próximo domingo será o décimo quinto domingo do Tempo Comum.
Entre outras celebrações, o mês de julho é de festa na arquidiocese, sendo dedicado a São Joaquim e à nossa padroeira Senhora Santana, tradição antiga, mantida pelos fiéis católicos, que esperam o novenário da padroeira, com muita expectativa.
No domingo, muitas paróquias e comunidades em todo o país celebram a Festa de Nossa Senhora do Carmo, a bem-aventurada Virgem Maria do monte Carmelo, celebrada no dia em que, segundo a tradição carmelita tardia, Nossa Senhora, numa visão, entregou o escapulário do Carmelo a São Simão Stock. O escapulário, nos dias de hoje, é bastante usado pelas pessoas que buscam a proteção de Nossa Senhora do Carmo. É um cordão que tem nas pontas as imagens de Nossa Senhora do Carmo e Sagrado Coração de Jesus. As pessoas que o usam no pescoço podem sentir a proteção de Nossa Senhora do Carmo no seu dia-a-dia e muitos relatos já foram feitos a cerca do seu poder.
Em nossa arquidiocese temos a festa de Nossa Senhora do Carmo em comunidades das paróquias Senhor do Bonfim, Santo Antônio e Catedral, que  terá missa festiva de encerramento às 20:00 horas. Participe!



 


FESTA DE SANT’ANA

Seguimos num mês especial para nossa arquidiocese, com a festa da padroeira Senhora Sant’Ana. No último dia 02, aconteceu, na Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana, a Celebração Solene de anúncio dos festejos em honra à padroeira da nossa cidade, ontem, foi o Chá da Vovó Ana e no domingo o Festival de tortas, na praça Monsenhor Renato Galvão.
No próximo dia 17, será iniciado o novenário e às 19:30 horas, será acolhida a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aprecida, seguida da primeira noite. O tema central: Aprender com a filha de Sant’Ana: “ Fazei tudo o que Ele vos disser!”,  se estenderá até o dia 25, sempre  às  20:00 horas.  Durante o novenário, todos os dias, às 09:00 horas, visita aos enfermos e idosos, às 15:00 horas, Oração do Terço da Divina Misericórdia e Confissões, Celebração Eucarística, às 17:00 horas, às 19:15, Oração do Santo Terço, às 19:45, Momento Mariano e depois do novenário Quermesse e atrações.


Também na programação no dia 21, comemoração dos 55 anos da Arquidiocese, haverá a Santa Missa, às 17:00 horas na Catedral e apresentação do Projeto do Memmorial da Igreja Católica em Feira de Santana. No dia 22, após o novenário a Crisoteca e no dia 23, às 10:00 horas, Missa e procissão das crianças.


A comissão da festa é composta por Dom Zanoni Demettino Castro – Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian – Arcebispo Emérito, Pe. Arivaldo Aragão Vitória – Pároco, os vigários paroquiais, os padres Aristóteles da Silva e Jonilson Damasceno e a equipe de coordenação: Carlos Augusto de Carvalho, Eliel Cunha, Francisco Gomes, Loaci Franco e Raimundo Carneiro.

Segue, programação da festa de Sant’Ana 2017 :


 


1ª NOITE – 17/07 - SEGUNDA-FEIRA - DEDICADA ÀS FAMÍLIAS E AOS MOTORISTAS.


 


Homenageados: Pastoral familiar, ECC e Cursilho e todos os motoristas.


 


Paróquias: São José das Itapororocas e Nossa Senhora dos Humildes.


 


Pregador: Dom Francisco Canindé Palhano ( Bispo da Diocese de Senhor do Bomfim-BA)



2ª NOITE – 18/07 - TERÇA-FEIRA – DEDICADA AOS TRABALHADORES, À IMPRENSA, MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL e à comunidade n. sra. do perpétuo socorro


 


Homenageados: Terço dos Homens, Militares, Profissionais Liberais, Comerciantres e Comerciários, Industriários, Agricultores, PASCOM e e Centro Social Mons. Jessé.


 


Paróquias da Forania VI:Coração de Maria, Irará, Pedrão, Ouriçangas e Água Fria.


 


Pregador: Pe, José Abel Carvalho Pinheiro ( Pároco das Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, Salvador-BA)


 


 


3ª NOITE – 19/07 – QUARTA-FEIRA - DEDICADA ÀS CRIANÇAS, AOS ADOLESCENTES, AOS EDUCADORES, À OBRA PROMOCIONAL E À COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES


 


Homenageados:  Catequese, Batismo, Pastoral da Criança, Encontro de Crianças com Cristo, Colégio Pe. Ovídio, Obra Promocional de Sant’Ana, Mem de Sá e Pedra do Descanso.


 


Paróquias da Forania II : Senhor do Bonfim(Cruzeiro), N. Sra. da Conceição Aparecida (Feira IX), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tomba), Santa Clara (Panorama) e Santíssima Trindade (Feira X).


 


Pregador: Pe. Pedro Moraes Brito Jr. ( Paróco da Paróquia Senhor do Bomfim e Vigário Forâneo)



4ª NOITE – 20/07 - QUINTA-FEIRA  - AOS AMIGOS, À LITURGIA, COROINHAS, AOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS, AOS DIZIMISTAS E À COMUNIDADE PIERRE VIGNE.


Homenageados: Pastoral Litúrgica, Pastoral do Dízimo, Coroinhas, Acólitos, Grupos de Canto, Coro Vozes da Catedral, Fraternidade Eucarítica e Ministros Extraordinários.


 


Paróquias da Forania V : São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe.


 


Pregador: Monsenhor José Nery de Almeida ( Vigário Geral e Pároco de Nossa Senhora da Conceição, Conceição do Jacuípe-BA).


 


Na próxima semana final da programação.





MOMENTOS...

A CJC/TOA participa da festa da padroeira Senhora Sant’Ana e se preparam 36º TOA- Treinamento de Oração e Ação, que acontecerá nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro, no Papagaio e já iniciou as inscrições. Informações no site Fé Católica ou pelos telefones (75) 3221-5263 ou  WhatsApp (75) 99131-6071. / Acontece até amanhã, o novenário em louvor a São Bento, às 19:00h , na paróquia Nossa Senhora da Lapa, na cidade de Amélia Rodrigues, tendo como tema: “ Ana Mariano, celebramos juntos com São Bento, o amor e a alegria do Senhor. No dia 16 de julho, encerramento com procissão, às 15:00h, Celebração Eucarística, às 16h30min,  presidida pelo Pe. Nicanor. Participe!/  / Acontece amanhã, a V Vigília dos Jovens adoradores, na paróquia


Imaculada Conceição, às 21:00 horas, com participação do seminarista Emerson Nascimento ( Arquidiocese de Feira de Santana), Pe. Josuel  Jesus ( Arquidiocese de São Salvador), Patricia Ribeiro (RCC Salvador) e Pe. Gabriel Vila Verde ( Arquidiocese de São Salvador) e Ministério Consagrados ao Pai. Participe!/ Acontece até o dia 22, a festa de Nossa Senhora do Carmo, no distrito de Jaguara, com novenário, tendo como tema: “ Nossa Senhora do Carmo nos caminhos da nossa história” , comemorando os 140 anos de bênçãos e graças. No dia 22, Celebração Eucarística, às 17:00 horas, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro. Participe!/ Acontece até o dia 23, a Semana Missionária – Por uma Igreja Missionária, em Ouriçangas, tendo como tema: “ Em Cristo, somos todos irmãos”, Mt 21,8. Participe!/





Acontece, no dia 05 de agosto, às 18:00 horas, no Prime Music , o FEVA – Festival Evangeliza  Feira com Anjos de Resgate, Alto Louvor, Ministério Ser de Deus, DJ Angelus e Balada Santa. Adquira logo o seu ingresso nas paróquias de nossa arquidiocese, lojas c atólicas e balcões Fé católica e Prime.As noites estão mais frias e o jornalista Oydema Ferreira, realiza a Campanha do Agasalho, para aquecer os nossos irmãos, que passam frio em nossa cidade e também a Campanha “Momento de Vida lhe dá Vida neste Inverno”, em prol do Centro Social Monsenhor Jessé Torres.  Colabore! /Acesse o site www.fecatolica.com.br e saiba as notícias da arquidiocese. No     dia 25 de julho, completa 10 anos de atuação na arquidiocese.



 


 


Parabéns pra você... 17 -  Ana Paula Freitas, 18 - José Ronaldo de Carvalho e Rose Leal, 19 - Romulo Margotti e 20- Pe.Antônio Elias Cedraz e Mons. Luiz Rodrigues.


Mensagem Bíblica: “ A semente caiu em terra boa e deu fruto”.  Salmo 64.





Mário Leal Mário Leal