Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Colunas

SANTAS MISSÕES POPULARES: VOLTAR ÀS FONTES GENUÍNAS DO EVANGELHO

11/07/2017 às 08:07.

ESTIMADOS LEITORES, ao assumir o seu ministério o Papa Francisco, fez ecoar a sua voz para despertar a consciência de uma Igreja que ainda vive numa situação de fechamento em si mesma, às vezes paralisada pelos medos sem contar o afastamento dos problemas e sofrimentos já experimentados pelas pessoas.  


RECORDAMOS que o Santo Padre o Papa Francisco, não está simplesmente chamando atenção para um aggiornamento ou adaptação da Igreja aos tempos atuais, ou ainda, para a recuperação do horizonte, do espirito e linhas de força do Concilio Vaticano II. Papa Francisco nos chama a uma conversão mais radical: “Voltar à fonte e recuperar o frescor original do Evangelho”, isto é, voltar a Jesus Cristo, que “pode romper os esquemas enfadonhos em que pretendemos aprisiona-lo e surpreender-nos com a sua constante criatividade”.


REFORÇAMOS que conforme nos diz a Evangelli Gaudium, “sempre que procuramos voltar ao frescor original do Evangelho, despontam novas estradas, métodos criativos, outras formas de expressão, sinais mais eloquentes, palavras cheias de renovado significado para o mundo atual”. Donde se segue que, “ser cristão sem Jesus” representa um grande perigo, de modo que, segundo as palavras do Papa Francisco durante uma de suas homilias, “só é valido aquilo que leva a Jesus e só é valido aquilo que vem de Jesus, pois Jesus é o centro, o Senhor”.


CONCORDAMOS e ensinamos que mais do que nunca se faz necessário passar de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionaria, haja vista, que uma pastoral em chave missionária não está obcecada pela transmissão desarticulada de uma imensidade de doutrinas que se tenta impor á força. Ao contrario, quando assumimos o objetivo pastoral e um estilo missionário, que alcance a todos sem exceções nem exclusões, o anuncio concentra-se no essencial, no que é mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário.


FINALMENTE, o verdadeiro missionário, que nunca deixa de ser discípulo, tem a certeza que Jesus caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele e experimenta sempre a presença de Jesus no meio da tarefa missionaria, confirmando-se a verdade anunciada por Ele mesmo: “Coragem! Eis que estarei convosco todos os dias”. Portanto, retornemos ao Evangelho e experimentos a alegria de encontrar em Jesus o sentido para cada coisa.


 


Pe. Edimundo Almeida dos Santos


Coordenador de Pastoral


Arquidiocese de Feira de Santana





Pe. Edimundo Almeida dos Santos Pe. Edimundo Almeida dos Santos