Facebook Instagram WhatsApp Twitter

Fé Católica - Sempre Presente

Nossos Parceiros

Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros
Parceiros

Colunas

Momentos de Vida

18/05/2017 às 17:05.

Hoje, 19 de maio de 2017, estamos na Quinta Semana da Páscoa ,  a cidade vive o clima micaretesco e sai da sua rotina diária, alguns participam da festa, outros viajam para descansar em outras cidades.
Nas igrejas, muitas terão celebrações eucarísticas e outras mudam os seus horários, principalmente as que estão localizadas no circuito da festa.
Segue as comemorações com muitas devoções a Maria, no mês dedicado a ela.


A CJC/TOA animará o Tríduo Mariano das Irmãs Missionárias do Imaculado Coração de Maria, no próximo dia 23, na Casa de Foermação, no bairro dos Capuchinhos.


Celebremos com devoção.


 


21º VEM LOUVAR

Estamos no período micaretesco, os católicos participam de muitos retiros em nossa e em outras cidades. Um dos eventos mais participados é o 21º Vem Louvar - A festa do povo de Deus, promovido pela RCC - Renovação Carismática Católica, na Arquidiocese de Feira de Santana,. É um evento esperado por muitos de nossa cidade e de cidades circunvizinhas, que vêm para Feira de Santana participar das palestras, momentos de oração, shows musicais e Celebrações Eucarísticas, que acontecerão no Ginásio do SESI – Alto do Cruzeiro.  Será iniciado hoje às 18:30 horas,  com procissão luminosa, seguida de Celebração Eucarísitca, às 19:30 horas, presidida por Frei Franscisco, OFM, do Santuário de Candeias, e se estenderá até o domingo, com encerramento às 17:00 horas, com Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro. O evento acontecerá das 07:30 às 21:00 horas, tendo equipe formada por voluntários cristãos de diversas paróquias da arquidiocese, que integram as diversas equipes de serviço, além da participação de muitos católicos.
O tema deste ano é " O Espírito Santo descerá sobre ti” inspirado no texto do evangelho de São Lucas Lucas 6,36.


Amanhã, palestras e momento de adoração, o Pe. Evangevaldo Almeida, da paróquia Nossa Senhora Aaprecida – Feira IX, presidirá a Celebração Eucarísitca, às 15:30 horas e às 18:00 horas, shows do Frei Gilson e Cosme.
Entre tantos outros meios de comunicação, o site Fé Católica, através de Edmilson Santos, Nanda Santos e Robson Miranda, estarão cobrindo o evento.
Assim, o Momento de Vida parabeniza o empenho de toda a equipe, que, há meses, vem pensando no evento, que, durante estes dias, realizará maravilhas em muitas vidas!
Que a Santíssima Trindade e Maria Santíssima possam iluminar a todos os organizadores, pregadores, celebrantes, trabalhadores e o povo de Deus.
 


DOM MANOEL DELSON NOVO ARCEBISPO DA PARAÍBA


 


A  Arquidiocese da Paraíba estava sem arcebispo desde julho de 2016 e seguia sob o comando de Dom Genival Saraiva de França. No próximo dia 20,  será assumida por  Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz  que passou cinco anos como bispo da diocese de Campina Grande e que foi anunciado pelo Vaticano no último dia 8 de março. Ele será o sétimo arcebispo metropolitano da Paraíba.


Vamos conhecer um puco da sua história:


Dom Delson é natural da cidade de Biritinga, na Bahia, e nasceu no dia 10 de julho de 1954. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA). É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.


Foi ordenado sacerdote no dia 5 de julho de 1980 na Arquidiocese de Feira de Santana (BA) e na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na diocese de Caicó, Rio Grande do Norte no dia 8 de outubro daquele ano e permaneceu até agosto de 2012, quando foi nomeado bispo de Campina Grande, na Paraíba.  Ele ficará como administrador diocesano de Campina Grande até tomar posse como arcebispo da Paraíba  no dia 20 de maio , ele recebeu  o Título de Cidadão de Campina Grande.


Atividades anteriores ao episcopado: (1981) Foi formador dos aspirantes, Vigário Paroquial e Vice Guardião em Feira de Santana; (1984) Formador do Pós-noviciado; Guardião e Vigário Provincial em Salvador; (1986-1992) Ministro Provincial; (1993) Diretor da Rádio Sociedade e Vice Pároco da Paróquia de Santo Antônio em Feira de Santana; (1995).


Em Roma obteve o Mestrado em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Salesiana; (1998 – 2001) Ministro Provincial de Salvador; (2002-2006) Em Roma exerceu o cargo de Definidor Geral para a América Latina junto à Cúria Geral dos Capuchinhos.


Em carta, Dom Manoel Delson fala sobre a nomeação como Arcebispo da Paraíba. “O Papa Francisco me confiou a responsabilidade de cuidar desta porção do Povo de Deus e eu aceitei. Sei que o novo é sempre surpreendente! Os desafios que enfrentarei são grandes. Eles serão caminhos de crescimento pessoal e oportunidade de servir à Igreja, na tríplice dimensão de ensinar, santificar e apascentar os que estarão sob os meus cuidados”


 


Programação detalhada da posse de Dom Delson:


Sexta-feira, dia 19 de maio, às 14h:


 


O Arcebispo nomeado da Paraíba, Dom Delson, sairá em comitiva da cidade de Campina Grande, onde foi Bispo, e vai ser recebido na cidade de Riachão do Bacamarte. Por que Riachão? Porque, saindo de Campina Grande, em direção a João Pessoa, Riachão é a primeira cidade que faz parte do território da Arquidiocese da Paraíba. Ou seja, apesar de estar muito perto de Campina Grande, Riachão faz parte da jurisdição da Arquidiocese da Paraíba, e não da Diocese de Campina. Em Riachão, ele vai ser recebido por moradores, autoridades locais e pelo Pe. Dorgival, que é o coordenador da Região Pastoral Agreste da Arquidiocese da Paraíba (A Paróquia de Riachão faz parte dessa Região). Após breves discursos, Dom Delson vai ser recepcionado na Igreja Matriz pelo Pe. Severino. O Arcebispo eleito vai abençoar a todos. Logo após, Dom Delson segue viagem para Joao Pessoa.


 


Sexta-feira, dia 19 de maio, às 17h:


Dom Delson participa do evento de acolhida na Praça Dom Adauto, no Centro de João Pessoa. Em praça pública, haverá breves discursos de autoridades, como o governador do Estado, Ricardo Coutinho, e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. Também haverá apresentações culturais. Observação: se chover, o evento será realizado na igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na mesma praça.





Sábado, dia 20 de maio, às 9h:


 


Na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, vai ser realizada a Posse Canônica de Dom Delson como o 7º Arcebispo Metropolitano da Paraíba. A posse vai ser dada pelo Núncio Apostólico no Brasil (representante do Papa), Dom Giovanni d’Aniello. É nesta Celebração que Dom Delson deixa de ser o Arcebispo nomeado/eleito para ser, oficialmente, agora empossado, o Arcebispo Metropolitano da Paraíba.


 


Sábado, dia 20 de maio, às 16h30:


 


Um grande evento está sendo preparado pela Arquidiocese da Paraíba para que todo o Povo de Deus possa acolher ao novo Arcebispo. Será com uma Missa no Ginásio de Esportes o Ronaldão, no bairro do Cristo, em João Pessoa. Católicos de todas as quase 100 (cem) Paróquias da Arquidiocese da Paraíba vão estar presentes, além de participantes de Associações, Movimentos, Pastorais e Serviços da Arquidiocese da Paraíba. Forme o seu grupo, chame os amigos e parentes, e vá dar as boas-vindas ao novo Arcebispo da Paraíba.


 


O Momento de Vida e o site Fé Católica da Arquidiocese de Feira de Santana estarão presentes nessse momento.


Parabéns Dom Delson, que a Santíisma Trindade e Nossa Senhora o ilumine na nova missão.


 


  


 


CENTENÁRIO DAS APARIÇOES DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

No último dia 13,  consagrado a Nossa Senhora de Fátima, foi comemorando o centenário de suas aparições em todo o mundo. Foi o dia em que lembramos da aparição dela às crianças Francisco, Jacinta e Lúcia. Nas suas mensagens, ela pedia orações pela conversão das pessoas e pela paz mundial.
Em nossa cidade, foi bastante festejada em muitas comunidades e na Paróquia do mesmo nome, no bairro do CASEB, que realizou terzenário,  que teve o tema central “ Pelas mãos de Maria, Deus construiu sua tenda de amor”, com momento devocional, antes do novenário, que teve participação das pastorais e convidados.


No dia 13, o Papa Francisco, em Fátima, Portugal, canonizou os pastores Francisca e Jacinta, os novos santos.  Conheça um pouco da história:


O milagre que permitiu a aprovação da causa de canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto aconteceu com uma criança brasileira. O prodígio foi reconhecido pelo Papa Francisco no dia 23 de Março. Trata-se da cura milagrosa de um menino, que na época tinha apenas seis anos de idade.


Em 2007, o menino estava na casa de seu avô e brincava com uma irmã, quando caiu acidentalmente de uma janela, de uma altura de cerca de sete metros. Com a queda, o garoto sofreu um grave traumatismo crânio-encefálico, com a perda de material encefálico. A criança foi levada a um hospital próximo, em estado de coma, e foi submetida a uma cirurgia de forma bastante precária. Segundo os médicos, caso sobrevivesse, o menino viveria em estado vegetativo ou, na melhor das hipóteses, com graves deficiências cognitivas e motoras.


Depois de alguns dias internada, sem perspectivas de melhora, a criança recupera-se milagrosamente e recebe alta. Apesar do grave traumatismo que sofreu, a cura foi tão prodigiosa que a criança não ficou com nenhuma sequela que afetasse seus movimentos ou sua capacidade de raciocínio.


No dia 2 de Fevereiro de 2007, uma equipa médica consultada por peritos do Vaticano deu parecer positivo unânime sobre o caso, declarando que a cura do menino é inexplicável do ponto de vista científico.


No momento do acidente, o pai da criança invocou Nossa Senhora de Fátima e os Beatos Francisco e Jacinta. Nos dias que se seguiram, os familiares continuaram rezando pelo menino depois e pediram para religiosas de clausura rezassem com insistência pela grave situação em que ele se encontrava. As religiosas rezaram insistentemente pedindo a intercessão de Francisco e Jacinta e, depois de alguns dias sem nenhuma melhora aparente, o menino acorda milagrosamente do coma, totalmente curado.


O encerramento foi com procissão luminosa pelas ruas do bairro, seguida de Celebração Eucarística, sendo presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, celebrando, assim, com muita devoção, Nossa Senhora de Fátima, e no final uma encenação das aparições.
Também a paróquia da Catedral Metropolitana de Senhora Santana realizou um belo momento de louvor a Nossa Senhora de Fátima com a oração do terço e a presença dos três pastores diante d aimagem durante toda celebração.


 


MOMENTOS DOS SANTOS... SANTA RITA DE CÁSSIA


 


Ela nasceu em 1381, na Umbria, com o nome de Maguerita; cresceu no temor de Deus e obedeceu aos velhos pais, sacrificando o propósito de fechar-se num convento. Uniu-se em matrimônio a um jovem violento e irriquieto, Paulo de Ferdinando, que conseguiu mudar com sua bondade, e que mais tarde foi encontrado morto, motivo pelo qual os filhos juraram vingança, mas ela pediu a Deus que os chamasse, o que aconteceu. Sozinha, ela bateu na porta do Convento das Agostinianas e seu pedido não foi aceito, mas através de sua súplica aos santos de sua devoção, conseguiu vestir o hábito, realizando o seu sonho de servir totalmente a Deus, voltando-se à penitência, à oração e ao amor de Cristo crucificado, que a associou visivelmente à sua paixão, imprimido -lhe um espinho na testa. Morreu no Convento de Cássia, em 1457 e foi canonizada em 1900.


No dia 22 , celebramos Santa Rita de Cássia, a santa das coisas impossíveis, com                  bastante devoção entre o nosso povo, que celebra seu novenário e festa, a exemplo da comunidade Santa Rita de Cássia (Eucaliptos),  paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Tomba e  na comunidade fim da linha e Baraúnas, paróquia do Senhor do Bonfim. Esse ano algumas com programação especial.


 


Parabéns pra você...Amanhã - Bruno Margotti, Francinaldo Rodrigues, Joana Alves e Jucelino Campos, 22 -  Rita Rodrigues e Tânia Maria Costa , 29 - Ariana Guimarães e 31 – Sara Galgane.


 


Mensagem Bíblica: “Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso”.  Salmo 65.


 
























































Mário Leal Mário Leal